sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Salvação de graça



Certa vez um peixeiro foi vender seus pescados numa vila de operários. Com um grande cesto na cabeça passou ele gritando:
-- Olha o peixe! Tenho enchovas, pescadas... Olha o peixeiro!...
Mas ninguém aparecia para comprar, nem mesmo para saber o preço. Cansado de tanto gritar e desapontado, se dispunha a retirar-se quando um senhor aproximou-se dele e contou que os operários daquela vila estavam em greve há quinze dias e estavam passando necessidade, sem poder fazer as suas compras.
- Mas, continuou o homem, eu vou comprar esses peixes todos e você vai distribuir de graça para essa pobre gente. E assim foi feito. O peixeiro saiu gritando pelas ruas da vila: - peixe de graça... É de graça... Quem quer peixe de graça. Olha o peixe, que é de graça!
Mas ninguém tomou a sério. Ninguém saía para receber de graça o peixe que lhe era oferecido. Algumas cabeças surgiam nas janelas, mas entravam de novo. Ninguém estava disposto a dar credito ao peixeiro...
Finalmente apareceu uma menina na porta de uma casa, que começou a olhar o peixeiro muito desconfiada.
- Menina, vá buscar uma vasilha e receba de graça o peixe que estou dando... Anda! Só depois que viram que a menina recebia uma boa porção de peixe, foi que outras pessoas se animaram e foram também receber a sua parte de peixe que, de graça, o peixeiro estava entregando.
O evangelho também é distribuído de graça. A mensagem salvadora de Jesus Cristo é oferecida gratuitamente aos pecadores, mas os pecadores acham barato de mais a salvação para receber assim de graça. Mas na verdade é assim. Jesus Cristo comprou para nós a salvação eterna. Ele clama: - vinde a mim, todos ao que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei! E ninguém atende ao seu chamado. O bondoso salvador reclama:
-- Eles não querem vir a mim para terem vida...
Já outrora o profeta Isaias anunciava: -- “Vinde às águas, ó vós que tendes sede, vinde às águas e os que tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai sem dinheiro e sem preço vinho e leite” Isaías 55:1.
Tudo fez Jesus para conquistar a confiança dos pobres pecadores, mas foi rejeitado. Pelo bem que distribuiu a todos, recebeu a cruz e o desprezo dos homens. Voluntariamente deu a sua vida em resgate pelos pecados, sem exigir nenhuma recompensa ou pagamento, e sua oferta tem sido sempre rejeitada por muitos.

Nenhum comentário: