segunda-feira, 1 de junho de 2009

Coquitel de Aveia, Gergelim, Linhaça, Germe de Trigo e Inhame.Depura o sangue combate a acne, urticária, psoríase, e outras doenças da pele. Marieller





Aveia, Gergelim, Linhaça Germe de trigo e inhame.
No leite, qualhada, danone, sucos...
(ver receita no final da matéria)

AVEIA

Da mesma família do trigo, é um dos cereais mais completos, pois durante a industrialização retém quase integralmente o germe do grão.
Um grama de aveia possui maior concentração de alguns nutrientes do que o trigo e o centeio, por exemplo.
Cálcio, ferro. magnésio, zinco, cobre, manganês, tiamina, ácido fólico e Vitamina E fazem parte de sua composição.
Além disso, é rica em fibras insolúveis e solúveis, que podem ajudar a evitar a constipação intestinal, controlar os índices de açúcar no sangue e os teores de gorduras no organismo.
As suas fibras solúveis denominadas beta-glucanas demonstraram em vários estudos que podem ajudar a reduzir o colesterol total e o LDL-colesterol, podendo assim reduzir o risco de doença cardiovascular, além de efeito protetor no desenvolvimento do câncer de cólon. Para usufruir dos benefícios da aveia o seu consumo deve ser de cerca de 20g (1 colher de sopa cheia) por dia com pelo menos 1g de beta-glucana.

A aveia pode ser encontrada em flocos, em flocos finos, como farinha de aveia e farelo de aveia que é o que tem maior teor de beta-glucana.
Contém em média em cada 100g, 350 calorias, 15g de proteínas, 7,5g de gorduras e 57,5g de carboidratos.
Cada colher de sopa tem 16 g.





Valor nutritivo e medicinal do GERGELIM, rico em ômega 3.


Existem três tipos de sementes de gergelim:
as de cor branca, marrom e preta, sendo que a última apresenta mais características medicinais. O óleo de gergelim comumente utilizado é composto das três variedades.

O gergelim apresenta o sabor doce, característica neutra e ação principal no fígado e nos rins, nos quais aumenta a essência (Yin) e fortalece as funções. Igualmente tem efeito tonificador sobre o sangue.

Indicações para o uso do Gergelim

- Tonifica o fígado e os rins;
- Umedece os cinco órgãos;
- Fortalece os tendões e os ossos;
- Tonifica o estômago e os intestinos;
- Acalma o Qi do fígado;
- Clareia a visão;
- Refresca o sangue;
- Libera os efeitos tóxicos do calor;
- Tônico geral, principalmente após hemorragias;
- Deficiência de Qi baço/ pâncreas e dos rins;
- Fortalece os membros inferiores;
- Combate dores lombares e de joelhos, impotência sexual; reumatismos;
- Evita a queda e branqueamento precoce dos cabelos.

O gergelim é rico em vitamina A , B1, B2, E, niacina, cálcio, fósforo, ferro, fibras e, principalmente, em óleos, dos quais 40% é constituído de ácido linoléico, ácido linolênico, ácido oléico e outros.

O óleo de gergelim, largamente utilizado, deve ser empregado nas frituras vegetais, pois esta combinação evita a perda da essência dos mesmos. Também deve ser empregado para aqueles que fazem dieta exclusiva de vegetais, na qual faltam os óleos, principalmente os essenciais.

Dentre as gorduras poliinsaturadas contidas no óleo de gergelim, algumas são essenciais (ácido linoléico e ácido linolênico). O uso de óleo de gergelim é, portanto, importante, uma vez que o nosso organismo é incapaz de sintetizar esses ácidos graxos, que são indispensáveis no transporte de gorduras do sangue, promovendo assim a limpeza de gorduras saturadas sangüíneas, responsáveis pela hipercolesteroremia.

Gergelim e o Sistema Digestivo

O gergelim umedece e lubrifica os intestinos. Esta ação deve-se à presença de ácido linol presente na casca de gergelim, aumentando o peristaltismo intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativando a circulação sangüínea ao nível da parede intestinal. Desta maneira evita a prisão de ventre e as hemorróidas. Nas gestantes com prisão de ventre em que o uso de laxativos é contra-indicado, deve-se tomar sopa de gergelim para solucionar este inconveniente.

Gergelim e a Energia dos Rins

O gergelim nutre e fortalece a energia dos rins, aumentando, conservando e repondo a essência sexual.

Age sobre o coração, através dos rins, evitando as taquicardias. Conserva e nutre os cabelos evitando o branqueamento precoce, pois normaliza a função da melanina.

Associando-se o gergelim à papa de arroz integral, promove-se o aumento da lactação, pelo efeito já conhecido sobre a Energia do Canal Curioso do Vaso da Concepção.

Gergelim e a Energia do Fígado

O gergelim é utilizado para aumentar a acuidade visual, quer seja diurna, quer seja noturna, que é promovida pela presença de vitamina A.

A partir dos 45 anos, quando começa a diminuição da acuidade visual, é aconselhável ingerir gergelim de modo rotineiro.

Outra ação é sobre a hiperexcitabilidade do nervo periférico levando ao quadro de neurite. O gergelim também tem ação antinflamatória dos nervos periféricos.

Gergelim e o Sangue

Nutre o sangue e aumenta a produção pela presença de ferro. Também atua aumentando a resistência da parede dos vasos sangüíneos e fortalecendo todas as células do corpo.

Óleo de Gergelim

Apresenta sabor doce, característica refrescante, ligeiramente frio. Tem ação principal no intestino grosso.

Tem as funções de umedecer a secura, de favorecer o peristaltismo intestinal, de neutralizar as toxinas, de ser fortificante de Qi e de sangue, pois conserva as propriedades dos grãos de gergelim. É um meio ideal para retirar as vitaminas lipossolúveis dos vegetais.

Postado por Marieller \o/ - às 08:02 0 comentários

Marcadores: gergelim

O gergelim pode auxiliar no combate à osteoporose, é rico em ômega 3.



Em um litro de leite há 1.000 miligramas de cálcio, mas o cálcio presente no leite apresenta uma baixa biodisponibilidade, sendo, portanto, pouco absorvido pelo organismo. Segundo algumas pesquisas, o leite (e seus derivados) também pode ser a causa de várias enfermidades, entre elas: alergias, obesidade, diabetes tipo 2, vários tipos de câncer, otites de repetição (em crianças), amigdalites de repetição (em crianças), dislipidemias (taxas anormalmente alta de colesterol, glicemia e triglicérides), e pasme: “osteoporose”.

Em uma colher de sopa de sementes de “gergelim” há 830 miligramas de cálcio. Não somente o “gergelim” apresenta uma altíssima quantidade do mineral “cálcio”, como também, este é altamente biodisponível, o que garante que ele seja assimilado pelo nosso organismo em grande proporção. O “gergelim” ainda têm ômega 3 e é uma excelente alternativa para quem sofre de intolerância à lactose, substância presente no leite. Mas o especialista em Nutrologia e Medicina Estética João Francisco Veronezi, da Clínica Harmonia Corpore, de São Paulo, faz um alerta: “com o aquecimento, ele perde o cálcio”. Portanto, é uma ótima idéia bater as sementes de “gergelim” no liquidificador (assim como comumente se faz com as sementes de “linhaça”), e acrescentar em pratos diversos, bem como em sucos e vitaminas de nosso gosto. Você conhece o “leite de gergelim”? Vitamina de Mamão, banana com leite* e gergelim

Ingredientes:
1/2 xícara de gergelim (50g); 2 bananas (aproximadamente 300g); mamão (aproximadamente 300g).

Preparando:
Inicie hidratando o gergelim. Deixe-o de molho na água por 8 horas. Em seguida, lave-o, escorra a água e deixe-o separado por mais 8 horas. Nesse período estará ocorrendo o processo germinativo, aumentando muito o seu valor nutritivo; O próximo passo é colocar o gergelim no liquidificador com 300mL de água. Nessa etapa irá obter-se o leite de gergelim, o qual deverá ser coado. Coloque no liquidificar o leite de gergelim, o mamão, a banana e mais 700ml de água. Após misturar esses ingredientes a vitamina estará pronta. Vale ressaltar que as sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre, cálcio (830 mg em 1 colher de sopa das sementes), e contém vitamina B1 e vitamina E. Elas também contém um poderoso antioxidante (chamados “lignans” em inglês), que também é anti-cancerígeno.
Elas também contém fitoesteróis, que bloqueiam a produção de colesterol.


Amigos! Afinal, o Gergelim é uma bênção! Marieller


- LINHAÇA

Remédio natural para combater o Colesterol
- Semente de linhaça e mel de abelha - Marieller


Além de adoçar, o mel combate infecções e melhora a digestão
Só não vale aquecer no microondas ou ele perde a ação nutritiva

Quando a tosse incomoda, você logo apela para umas colheradas de mel. Mas as propriedades deste líquido açucarado vão muito além do combate à gripe e a problemas respiratórios, segundo a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde. "Além de adoçar os alimentos, o mel é fonte de muitos nutrientes. Por isso, é um ótimo substituto para açúcar", afirma a especialista. "Trata-se de um alimento de alta qualidade e energético. Fonte de flavonóides, proteínas, ácidos, vitaminas e enzimas tem ação imunológica, analgésica, anti-bactericida, antiinflamatória e funciona como laxante natural".

E será que você tem tirado proveito de tudo isso da melhor maneira? Confira a seguir algumas dicas e deixe sua dieta mais saborosa e nutritiva.

Dor de garganta
Quando o pigarro incomoda e fica difícil, não demore a tomar umas colheradas de mel. A nutricionista do Mundo Verde afirma que ele contém substâncias como a inibina, de ação bactericida. "Ela impede o crescimento de bactérias que causam problemas respiratórios e de garganta, além de ter ação antifúngica", diz.

Mais saudável do que o açúcar
O açúcar branco é fonte de calorias (avaliação de peso) vazias e não oferece nenhum nutriente ao organismo, além da glicose. Já o mel é fonte de fitoquímicos, vitaminas e minerais, ou sejam ele adoça e nutre ao mesmo tempo.

Mel no microondas
O mel não pode ir ao microondas. Segundo a nutricionista, se ele for aquecido acima de 40º C, ele perde seu potencial nutritivo. Caso a bebida cristalize, coloque em banho-maria ou sob o sol para torná-lo líquido novamente.

Duas colheres bastam
Para usufruir de todos os benéficos do mel, não precisa exagerar. Duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes. As crianças a partir de um ano podem consumir o alimento sem risco de alergia.

Digestão mais potente
O mel tem função pré-biótica, favorecendo o crescimento da microbiota intestinal. Isso melhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes.

Cobertura para torradas
Indo ao forno, o mel perde suas propriedades nutricionais. Então, em vez de usá-lo nas receitas, pense no alimento como substituto do açúcar na hora de adoçar chás. Frutas, torradas, pães e tapiocas também ficam uma delícia com algumas gotas de mel acompanhando.

O mel e as cáries
Apesar da ação de combate às bactérias, o mel pode servir de alimento para os microorganismos que causam a cárie (como acontece com qualquer alimento fonte de carboidratos).

Diabetes, um risco
O mel é fonte de carboidratos simples e de alto índice glicêmico, portanto pessoas com diabetes devem evitá-lo (sob o risco de descontrolar as taxas de açúcar no sangue). Mas ele é mais bem aceito pelo organismo do que o açúcar. "Isso porque 40% da composição do mel é frutose, o açúcar natural das frutas, bem menos prejudicial", afirma a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro

Coração saudável
A nutricionista do Mundo Verde cita um estudo recente, que aponta o mel como um agente que protege o organismo contra a doença coronária. "Entretanto o uso deve ser moderado para evitar a obesidade", ressalta Flávia. "O mel tem o poder de revitalizar artérias e veias, reduz os níveis de colesterol sanguíneo pelo seu poder antioxidante", a especialista do Emagrecentro. 1
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GERME DE TRIGO



Sobre o produto Germe de Trigo Granulado:
FONTE DE FIBRAS, VITAMINAS E MINERAIS

O germe de trigo é um dos alimentos mais ricos em vitamina E conhecidos, pois contém minerais, proteínas e óleos insaturados. Este produto é apresentado sob a forma de grânulos, resultantes de um processo natural patenteado na Suíça que protege o germe de trigo garantindo a preservação de todos os nutrientes do alimento.

COMPOSIÇÃO
O germe de trigo contém a maioria dos minerais, vitaminas e outros nutrientes conhecidos. Entre estes se destacam por suas dosagens significativas:

Ácidos graxos essenciais: linoleico e linolênico
Aminoácidos: alanina, arginina, cisteína, fenilalanina, glicina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, prolina, serina, tirosina, treonina, tirosina, triptofano e valina
Minerais: cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio
Oligoelementos: alumínio, boro, cobalto, cobre, cromo, manganês, molibdênio, selênio e zinco
Vitaminas: alfatocoferol (vitamina E), ácido fólico (vitamina B9), ácido pantotênico (vitamina B5), biotina (vitamina H), caroteno (vitamina A), ácido pangâmico (vitamina B15), niacina (vitamina B3), piridoxina (vitamina B6), riboflavina (vitamina B2), tiamina (vitamina B1)
Lipídeos: octacosanol, lecitina, colina, inositol, ácido lipóico, sistoterol, campesterol, 5-avenasterol, estigmasterol, 7- avenasterol

MODO DE USAR
Adultos:
aconselha-se a ingestão de uma a duas colheres de sobremesa, duas vezes ao dia, com saladas, sopas, mingaus, pudins ou batido no liquidificador com leite, sucos de frutas, iogurtes, vitaminas, etc.
Ótimo para adicionar em granolas, sucrilhos, müsli, etc.


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Sucos Calmantes e emagrecedor!

Sucos diferentes trazem benefícios ao organismo
Mistura de chá, maracujá e alface tem efeito calmante.
Suco de abacate, limão e iogurte protege contra inflamações.
Os sucos naturais ajudam na busca por alimentação mais equilibrada.
A mistura de frutas, folhas e até verduras pode colaborar na solução de problemas como o excesso de peso, insônia e má digestão.
Com vidas cada vez mais agitadas, onde fast food e comidas gordurosas são opções frequentes, os sucos podem trazer benefícios para a saúde.
Algumas receitas rápidas e fáceis de fazer garantem, por exemplo, ação anti-inflamatória, digestiva, calmante ou estimulante.
Uma das misturas diferentes, com efeito calmante.
A receita leva chá de camomila, polpa de maracujá e alface.
Todos os ingredientes têm propriedades calmante e o uso contínuo, segundo a nutricionista, traz benefícios ao metabolismo.
O suco de mamão, abacaxi, gengibre e hortelã auxilia a digestão de proteínas.
De acordo com Olívia, o ideal é tomar a mistura cerca de uma hora antes do almoço, para que as enzimas digestivas das frutas possam agir. Efeito anti-inflamatório é o benefício oferecido pelo suco de abacate, limão e iogurte desnatado.
A mistura oferece ao organismo grande quantidade de substâncias antioxidantes, que protegem o corpo do efeito prejudicial dos chamados radicais livres.


REGISTRO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE


Receita do coquitel:

MODO DE PREPARAR


OI!!
eu coloco um pedaço de inhame picadinho no liq.

Uma colher de sopa de aveia.
Uma colher de chá de gergelin,
Uma colher de chá de linhaça
e uma de sobre mesa de germe de trigo.

Opcional - Com leite ou iorgute natural, danone, sucos
adoçante
e tomar pela manhã, antes do café.


Ajuda a emagrecer
é bom para a pele, rejuvenece,
eu tinha psoríase e ela desapareceu!


Glória a Deus!
Vc faz o uso
e vai notar a diferença!



Mariana Louzada Eler Araújo