quarta-feira, 15 de outubro de 2008

China - Incliveis paisagens- Belas e Desconhecidas!










A China está na Moda. Seu crescimento econômico é dos mais empolgantes do mundo. A população de 1 bilhão e trezentos milhões de habitantes abriga uma diversidade cultural e étnica de fazer inveja. Por fim, as dimensões territoriais enormes, poderio bélico e a invasão dos mercados de outros países com produtos baratos, somam-se aos fatores anteriores e impulsionam o alastramento da importância deste futuro império(?) no cenário mundial. Inevitavelmente, cresce também o interesse público e, subseqüentemente, a vontade de conhecer de perto as terras chinesas, ou seja, turismo.

As fotos que apresento abaixo são tão boas e belas que suspeito que sua divulgação, possivelmente, faz parte de alguma estratégia para estimular o crescimento do interesse turístico sobre a China. Elas (as fotos) chegaram às minhas mãos por um pps, via e-mail. Eram 18, das quais coloquei abaixo apenas 7, por tratarem de um mesmo assunto e tipo de paisagem.

O pps declara como autor o fotógrafo Feng Jiang, para mim um desconhecido, mas que sabe tudo de fotografia e é muito talentoso. Como o propósito de seu trabalho era criar imagens de espetaculares, ele deve ter usado algum Filme Rápido (ASA acima de 400), tendo conseguido ótima saturação de cores, mesmo em condições de iluminação pobre, como nas fotos em que há nuvens ou foram feitas no crepúsculo.

Mesmo que algum fotógrafo purista ache que as cores estão saturadas demais, tenho certeza, o público geral julgará as fotos lindas.


A Agricultura em Terraços do Chineses Hanis
As fotos abaixo são das montanhas de Ailao e ficam no distrito de Yuanyang, província de Yunnan, no sul da China. O povo que habita a região pertence à minoria étnica, os Hanis. Estes, têm pelo menos 1.300 anos de história desenvolvendo um tipo de agricultura muito incomum. Em montanhas cujas altitudes podem atingir 2000 metros, eles constroem e irrigam terraços para servir de área agricultável. Destaque-se que durante quase toda história a enxada foi a única ferramenta usada para conseguir esta proeza da agricultura.

Nenhum comentário: