segunda-feira, 6 de outubro de 2008

INFORMAÇÕES ERRADAS - Frutas: quando comê-Las?




> Fernanda Michelazzo
>
> Sou Profa.Dra.em Nutrição pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas DA Universidade
De São Paulo e atuo ministrando vários cursos dentro DA 'Ciência DA Nutrição'.
> Foi com muita preocupação que recebi este email formatado provavelmente por médicos especialistas em Nutrologia (é preciso apenas 1 final de semana para receber este título).
> Nutricionista seria o profissional mais indicado para discorrer sobre FRUTAS e talvez não cometesse o erro de falar tantas bobagens, informações descabidas e sem respaldo científico:
>
> 1) A FRUTA gasta mais energia para ser digerida que um SORVETE, mesmo tendo valor calórico igual.
> POR EXEMPLO_uma maçã e uma bola pequena de sorvete de frutas: ambos tem em torno de 50 calorias, porém, o SALDO CALÓRICO DA MAÇÃ É MENOR, porque gasta muito mais para ser digerida e não é totalmente absorvida por causa DA PECTINA, ao passo que o sorvete
Facilmente passa pelo estômago e logo é 100% Absorvido.
> Portanto, A MAÇÃ ENGORDA MENOS QUE O SORVETE, mesmo contendo as mesmas 50 calorias, JUSTAMENTE POR GASTAR MAIS ENERGIA NA DIGESTÃO, além de conter vitaminas e minerais. (graças a Deus!!! E ao seu conteúdo de PECTINA e outras FIBRAS que RETARDAM o esvaziamento do estômago, permitindo assim que OS diabéticos possam comê-Las sem que haja um aumento na glicemia - teor de açúcar no sangue).

> 2) A FRUTOSE NÃO SE TRANSFORMA RAPIDAMENTE EM GLICOSE.
> SE ASSIM FOSSE, OS DIABÉTICOS ESTARIAM PROIBIDOS DE COMER FRUTAS. Além do mais, a Frutose que é o açúcar das frutas é absorvida mais lentamente que a Glicose,
E não precisa de insulina para ser metabolizada. Ela é considerada um monossacarídeo (açúcar simples) que também alimenta o cérebro SEM PRECISAR SER CONVERTIDA.
>
> 3) É NEGLIGENTE AFIRMAR QUE A FRUTA NÃO PODE SER CONSUMIDA APÓS O ALMOÇO: MENTIRA. A melhor absorção do Ferro se faz através DA Vitamina C, ou seja, para
Evitar uma ANEMIA, é preciso comer FRUTAS CÍTRICAS APÓS O ALMOÇO (que geralmente é a refeição com maior conteúdo de Ferro) - para que ele possa ser absorvido.
>
> 4) As FRUTAS NÃO passam rapidamente pelo estômago, AO CONTRÁRIO. Justamente pelo seu teor de FIBRAS, elas demoram mais no estômago, especialmente quando ingeridas com CASCA, BAGAÇO E SEMENTES, o que é super positivo para as PESSOAS QUE PRECISAM EMAGRECER. JÁ ESTÁ COMPROVADO CIENTIFICAMENTE QUE POR CONTA DISTO, AS FRUTAS PROMOVEM MAIOR SACIEDADE E SÃO EXCELENTES COADJUVANTES NO EMAGRECIMENTO.
>
> 5) O intestino delgado APENAS finaliza a digestão de partículas MUITO pequenas de alimentos. É o estômago o Grande responsável pela digestão de TODOS OS ALIMENTOS.
Pelo amor de Deus, isso é FISIOLOGIA BÁSICA!!!!
>
> 6) AS FRUTAS NÃO FICAM PRESAS NAS BATATAS OU CARNES (O que é isso???). No estômago ocorre a mistura dos alimentos formando o BOLO ALIMENTAR, onde não se
Distingue mais o que é fruta ou carne ou batata. E SIM O QUE É CARBOIDRATO, PROTEÍNA, GORDURA E FIBRA. E é justamente O TEOR DE FIBRA deste BOLO ALIMENTAR que irá determinar a liberação do 'açúcar' ou DA gordura.
> QUANTO MAIS FIBRA TIVER, OU SEJA, SE A FRUTA FOR COMIDA JUNTAMENTE OU LOGO APÓS AS BATATAS OU CARNES ELA IMPEDIRÁ QUE O EXCESSO DE GORDURA OU DE CARBOIDRATO SEJA ABSORVIDO. Por isso a recomendação DOS ÓRGÃOS INTERNACIONAIS de que AS REFEIÇÕES DEVEM CONTER PELO MENOS UMA FRUTA.
>
> 7) É DESEJÁVEL que haja fermentação das Fibras no intestino grosso (para que as bactérias benéficas produzam substâncias que irão proteger o coração), ou seja, para não haver fermentação de açúcar, é necessário comer FIBRAS. Elas diminuem o risco de câncer e várias outras doenças de alergia no Intestino.
> AS FIBRAS SÃO ENCONTRADAS EM VÁRIOS ALIMENTOS , NÃO SÓ EM FRUTAS: VEGETAIS, CEREAIS INTEGRAIS, POR EXEMPLO.
>
> 8) Nem todas as Frutas podem ser comidas em jejum. Depende muito de cada caso. É ERRADO GENERALIZAR. Se o paciente sofrer de gastrite ou úlcera ou tiver hérnia de hiato ou diverticulite ou síndrome do intestino curto NÃO PODERÁ COMER FRUTA EM JEJUM, principalmente as mais ácidas, como abacaxi, maracujá, acerola, manga.

> 9) Estimular a compra de uma centrífuga também não é conveniente. É UM PRODUTO CARÍSSIMO e nem todos tem acesso. Além do mais, O SUCO AUMENTA MUITO MAIS A
> GLICEMIA DO QUE A FRUTA, NÃO SENDO RECOMENDADO A VONTADE PARA DIABÉTICOS, OBESOS, CARDÍACOS, NEM PARA PACIENTES COM SÍNDROME METABOLICA.
> Mais uma vez, NÃO PODEMOS GENERALIZAR. CADA CASO É UM CASO!!!!
>
> O Dr. William Castillo, realmente declarou que fruta é o melhor alimento e protege contra doenças do coração. MAS JAMAIS ELE DISSE QUE ELA DEVERIA SER CENTRIFUGADA OU COMIDA EM JEJUM, OU AINDA FALOU CONCEITOS ERRADOS DE FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO!!!
>
> 10) Café e pão branco com manteiga NÃO LEVAM O DIA INTEIRO PARA SEREM DIGERIDOS E NÃO SÃO 'LIXOS'. Os trabalhos científicos revelam que esta composição de
> refeição pode levar em torno de 2 horas para ser digerido, deixar o estômago, ser absorvidos no intestino e chegar no sangue. É UMA BOA FONTE DE ENERGIA PARA PESSOAS COM BAIXA CONDIÇÃO FINANCEIRA, por exemplo.
> O QUE NÃO ANULA A IMPORTÂNCIA DOS PÃES INTEGRAIS E O ACRÉSCIMO DE FRUTAS NO CAFÉ DA MANHÃ.
>
> 11) É difícil manter um cardápio só de Frutas. Haja vistas porque a 'Dieta do abacaxi' (e de outras frutas) fracassou!!!
>
> Os chineses e os japoneses têm hábitos alimentares saudáveis, comem alimentos funcionais e praticam Atividade Física. Tem baixos índices de doenças do coração, mas por conta do uso dos chás quentes, são a população com maior índice de câncer de esôfago e estômago.
> Cada vez mais os cientistas do mundo inteiro, inclusive os do Brasil, descobrem os benefícios dos diferentes chás da natureza. MAS CUIDADO COM TEMPERATURAS EXTREMAS, ELAS PODEM DAR CÂNCER.
> Bebidas geladas NÃO SOLIDIFICAM A GORDURA!!!
> Mais uma vez FISIOLOGIA BÁSICA: o estômago tem a função de igualar a temperatura dos alimentos e formar o bolo alimentar. Tanto faz a temperatura, pois o estômago vai fazer este papel. É bem verdade que alimentos mais mornos do que frios FACILITAM A DIGESTÃO.
> Profa. Dra. Fernanda Beraldo Michelazzo
>
> EU DIGO: POR FAVOR, REPASSEM ESTE ESTA NOTÍCIA POR EMAIL.
> EDUCAÇÃO É A SAÍDA PARA UMA MELHOR SAÚDE.
> MAS EDUCAÇÃO COM RESPONSABILIDADE!!!

Nenhum comentário: