segunda-feira, 6 de outubro de 2008

CASA ECOLÓGICA! - Advogado constrói casa de cabeça para baixo em MG






Mineiro também levantou outra residência com telhado de lado.
Idéia surgiu durante sonho em janeiro e obra começou em fevereiro.

Glauco Araújo
Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra
A- A+
Foto: Álbum de família As duas casas têm área total de 152 m² e um jardim de 300 m². Obra custou cerca de R$ 180 mil (Foto: Álbum de família) O advogado Eduardo José Lima, 64 anos, construiu duas casas de maneira inusitada em Belo Horizonte. Uma delas tem o telhado no chão e a varanda no teto. Como não se contentou com a novidade, ele construiu outra residência ao lado, só que dessa vez o mineiro mandou o construtor colocar o telhado no lugar da parede.



Em fase de conclusão, as duas residências não têm moradores e viraram ponto turístico no bairro.



Polonês também constrói casa com telhado para baixo



Foto: Álbum de família Para entrar na casa, morador tem de usar a janela, caso o imóvel tivesse o telhado para cima (Foto: Álbum de família) A idéia da obra surgiu durante um sonho em janeiro deste ano. A construção começou a ser levantada no mês seguinte. "Ele tem essa mania de acordar no meio da noite e anotar tudo que sonha. Daquela vez, ele desenhou uma casa com o telhado de lado. Quando foi de manhã, me disse que iria construir uma casa desse jeito", disse Maria Neide Oliveira Lima, 58 anos, mulher do advogado.





Foto: Álbum de família Para dar mais realidade, advogado colocou cachorro, um vaso ornamental e uma bicicleta no teto (Foto: Álbum de família) Ela afirmou ainda que não se surpreende mais com as invenções do marido. "No começo eu achei uma loucura, mas sempre soube que ele consegue tudo o que quer. Até perdi minha bicicleta, que foi parar no teto da casa, como se estivesse encostada na parede", disse a dona-de-casa.



Quem passa na rua até pode imaginar que alguma ventania passou por ali e derrubou o telhado da casa. As luminárias externas estão viradas para cima, há até um cachorro pregado no teto e vasos ornamentais para compor a ilusão óptica. Até mesmo a grade das falsas varandas estão invertidas. "As portas da casa ficam na janela do segundo andar, caso estivesse com o telhado para cima."



Lima disse que a motivação para tocar a obra foi o cansaço com o cenário avistado da janela de sua casa, no bairro Ouro Preto. "Eu moro numa região muito alta e estou acostumado a ver telhado para todo lado. Então, decidi fazer uma casa com o telhado para baixo."





Foto: Álbum de família Casa foi inaugurada para abrigar festa de São Pedro. Próxima reunião será no Natal, diz o proprietário (Foto: Álbum de família)

Investimento

O advogado disse que investiu cerca de R$ 180 mil para construir o imóvel. "Se eu fizesse uma casa normal, com telhado para cima, não gastaria menos do que isso. A idéia era ser a clínica veterinária de meu filho, mas ele está estudando biologia e vai demorar a atuar na área. Até ele se formar eu decido o que fazer aqui."



A obra já dura seis meses e ainda restam os detalhes do acabamento. "Eu corri para terminar a parte externa da casa porque queria fazer uma festa de São Pedro, no dia 28 de junho. Foi uma festa em homenagem ao santo e ao meu filho, que se chama Pedro. Só agora estou preocupado com o acabamento interno. A próxima festa será no Natal", disse Lima.



O imóvel é dividido em duas partes. "Uma das casas, que tem o telhado para baixo, tem sala, copa e duas suítes. A outra, com telhado de lado, tem apenas duas suítes. As duas são separadas por um depósito e a área construída tem 152 m²", disse o advogado.





Engenheiro responsável

Lima disse que apenas pediu uma planta estrutural para o engenheiro, já que o especialista não entendeu direito o projeto. "Ele ficou um pouco assustado e não entendeu nadinha de nada, tanto que projetou um monte de sapatadas para garantir a sustentação da obra."



O advogado disse que não contestou o projeto do engenheiro. "Manda quem pode e obedece quem tem juízo. Mas a planta arquitetônica é de minha autoria. Ficou uma verdadeira obra de arte, tanto que assinei a construção no cimento da calçada."





Casa ecológica

O advogado construiu a casa em um terreno de 8,1 mil m²; o jardim tem 300 m². "Planejei uma caixa com capacidade para armazenar cerca de 55 mil litros de água da chuva. Ela será usada para regar o jardim e limpar a parte externa da casa. A gente tem de ter essa preocupação", explicou.

Fomos lá, com nosso irmão Conrado Eller que reside, alí perto no bairro Nacional, BH.
Mariana Louzada Eller de Araújo

Nenhum comentário: