quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Era uma vez um rei e uma rainha, desesperados por que não tinham filhos

e a rainha dizia: Por que não posso fazer filhos, assim como as macieiras faz as maçãs? Aconteceu então, que a rainha, ao invés de conceber um filho, concebeu uma maçã. Era uma maçã linda e colorida e ela a colocou, numa bandeja de ouro no seu terraço.


Defronte a este rei, morava outro. E este outro rei, estava um dia debruçado na janela, quando viu uma linda moça, branca e vermelha como uma maçã, que se lavava e se penteava ao sol. Ele ficou olhando de boca aberta, pois jamais vira uma moça tão bonita. Mas a moça, assim que percebeu que estava sendo observada, correu para a bandeja, entrou na maçã e desapareceu. O rei, se apaixonara por ela.


Pensa e repensa, vai bater no palácio da frente e pede a rainha. "Majestade gostaria de lhe pedir um favor. De bom de grado majestade, entre vizinhos se pode ser útil. Gostaria de ganhar aquela linda maçã que tens no terraço." "O pretende majestade, por acaso o senhor não sabe que eu sou a mãe daquela maçã e que ansiei tanto por tê-la..." Mas o rei, tanto fez e tanto insistiu, que para manter a amizade entre os vizinhos, não puderam lhe dizer não.
Assim, ele levou a maçã para o seu quarto. Preparava tudo para que ela se lavasse e se penteasse. E a moça, saía todas as manhã e lavasse e se penteava e ele observava. A moça não fazia mais nada. Não comia, não falava, apenas se lava e se penteava e depois voltava para sua maçã.
Aquele rei, morava com uma madrasta, a qual ao vê-lo sempre trancado no quarto, começou a suspeitar: "Pagaria para saber, por que meu filho está sempre escondido."
Chegou uma convocação de guerra e o rei teve de partir. Doía-lhe o coração abandonar a sua maçã. Chamou o criado mais fiel e lhe disse: ___Deixo-lhe a chave do meu quarto. Todos os dias prepare a água e o pente para a maçã e faça com que não lhe falte nada, cuidado por que ela me contará tudo. Não era verdade a moça não dizia uma palavra ___ e fique atento, pois se lhe for torcido um fio de cabelo, você pagará com a cabeça. ___ Majestade, não tenha dúvida de que eu farei, o melhor possível.
O rei partiu, e a rainha madrasta tratou de entrar no aposento dele. Mandou colocar ópio no vinho do criado adormecido, e quando ele adormeceu, roubou-lhe a chave.
Abriu e vasculhou todo o aposento. Só havia mesmo aquela maçã numa fruteira de ouro.
"Sua fixação só pode ser esta maçã!"
Sabe-se que as rainhas, carregam sempre um estilete na cintura. Pegou o estilete e se pôs a perfurar a maçã. De cada furo que fazia, saia um rio de sangue.
A rainha madrasta, se assustou, fugiu e recolocou a chave no bolso do criado adormecido. Quando ele acordou não entendeu nada o que lhe sucedera. Correu ao quarto do rei e o encontrou alagado de sangue.
"AH! de mim.. o que devo fazer..."
Foi a casa de sua tia que era uma fada e possuía toda sorte de pozinhos mágicos. A tia pegou um pozinho que servia para moças encantadas e outro que servia para maçãs enfeitiçadas. O criado regressou para a maçã, e colocou um pouco do pozinho em cada furo. A maçã, se abriu. E saiu dela... a moça.... toda enfaixada e cheia de curativos.
O rei voltou e a moça falou pela primeira vez, "Ouça.. sua madrasta me golpeou com um estilete mais o seu criado me curou. Tenho 18 anos e sai do encantamento, se me quiser, serei sua esposa. " E o rei, que já estava apaixonado por ela a muito tempo, respondeu: " Por Deus, como a quero."
Realizaram-se as festas por parte dos dois palácios vizinhos. Só faltou mesmo a madrasta que fugiu e ninguém mais soube dela.
E ali ficaram e se refestelaram
e a mim nada entregaram.
Minto me deram um vintenzinho
e eu o coloquei, num porquinho"

Nenhum comentário: