sábado, 8 de novembro de 2008

Origem do Dia de Ações de Graças!








Da Redação

Na Europa, há séculos já existiam celebrações semelhantes ao Dia de Ação de Graças para agradecer pelas colheitas de outono (em novembro, é outono no hemisfério norte). Nos EUA, a história começa com colonos e índios, no século 17.

A primeira celebração do Dia de Ação de Graças aconteceu em 1621 e foi feita pelos peregrinos ingleses que fundaram a colônia de Plymouth - que mais tarde virou o estado de Massachusetts. A comemoração foi feita junto com os índios da tribo Wampanoag, que levaram presentes e comida para a festa. Mas os colonos não oficializaram a data.

Dois anos depois, durante um período de seca, um dia que foi usado para jejum e preces acabou se transformando em outra celebração de ação de graças, porque choveu. O costume foi criando raízes entre os colonos, que sempre celebravam o "Thanksgiving" em algum dia especial depois das colheitas.

Com o tempo, a tradição foi se modificando e a data passou a servir para agradecer também por outras coisas além da colheita. Em 1789, o presidente George Washington finalmente proclamou o Dia de Ação de Graças um feriado nacional. Aos poucos, os estados norte-americanos adotaram o feriado, mas nem sempre no mesmo dia. Até que, em 1863, o presidente Abraham Lincoln proclamou a última quinta-feira de novembro o dia oficial para celebrar o "Thanksgiving".

Em 1839, a pedido de comerciantes que queriam contar com uma semana a mais de compras antes do Natal, o Dia de Ação de Graças foi oficialmente transferido pelo presidente Franklin Roosevelt para a quarta quinta-feira de novembro. O Congresso dos EUA aprovou essa resolução em 1941.

Nenhum comentário: