sábado, 9 de abril de 2011

O RESSENTIMENTO

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

I Reis 2.1-6 e I Coríntios 13.5

Costumamos ouvir noticias na televisão de pessoas que se vingaram de alguém: pai, mãe, filhos, amigos entre outros.

Em um dado momento dá a louca em uma pessoa e esta prejudica outra, chegando a ponto de até matar. As pessoas têm guardado ressentimentos nos seus corações por coisas que outros fizeram de ruim para elas em algum momento. Casamentos têm se acabado e muitas das pessoas que têm cometido crimes bárbaros tiveram certas reações por causa de "ressentimento", porque se sentiram rejeitadas e foram vivendo com esses sentimentos no coração por dias, meses, anos e anos.Há caso de pessoas que guardam sentimentos em seus corações por mais de vinte anos! Esposa não perdoa o marido por algo que ele fez lá na lua de mel por exemplo.

Mas enfim, o que é ressentimento?

Ressentimento é a raiva que a pessoa tem de algo multiplicada pelo tempo. Esse sentimento tende a ficar escondido no coração de tal maneira que as pessoas não percebem, todos acham que está tudo bem, mas um dia ele explode para fora.

"O amor não pensa, não suspeita mal". No grego essa palavra é "loguidzomai" que significa calcular.

Na verdade o ressentimento é como um veneno que você toma e espera que o outro morra (mas quem está se envenenando é você!). O amor não guarda anotações, pensamentos negativos.A Bíblia nos dá um exemplo sobre ressentimento: o rei Davi. Quando ele estava velho, já para morrer ele dá algumas ordens a seu filho e sucessor no trono (Salomão) e também menciona sobre Joabe (porque Davi não se esqueceu do mal que este o fez) e pede a seu filho que se vingue por ele e não deixe Joabe morrer em paz.

O ressentimento é como uma cadeia que te prende em coisas que aconteceram no passado e te impede de ser e ver o que Deus lhe deseja para hoje.

Pessoas até vão diante de Deus e dizem perdoar os que lhe prejudicaram, mas lá na frente, na primeira oportunidade que aparecer elas se vingam (dão o troco, pagam na mesma moeda). Não permita que a raiz de amargura nasça e cresça dentro de você, ela é como uma erva daninha que se espalha e faz com que você viva aprisionado te fazendo ser o mais prejudicado da historia.

Sem falar no momento em que se fica sabendo que aqueles que te prejudicaram um dia caíram ou se deram mal em alguma coisa e você começa a sentir uma pontinha de satisfação, alegria por isso. Se você tem sentido isso, saiba que Deus quer te dar um coração puro. A mente de uma pessoa que ama a Deus deve pensar apenas coisas boas das outras pessoas.

No Antigo Testamento há o caso de Diná que foi estuprada, mas logo após o ocorrido o homem que a agrediu se apaixonou e foi até sua casa com seus homens a pedir em casamento. Porem no coração dos irmãos de Diná houve a intenção de se vingarem e eles acabaram por pedir para que antes ele e os seus se circuncidassem para serem como eles. Após o cumprimento da condição imposta, no terceiro dia (quando estavam ainda fisicamente debilitados) Levi e seus outros irmãos foram até eles e os mataram. Mas Deus não se agradou disso.

Deus não nos deu o direito de nos vingarmos. Ele não nos ensina a vingança pessoal o que não indica que Ele exime as pessoas que erram da justiça numa sociedade.

O desejo que você pode ter que alguém sofra algum mal é errado, devemos nos esquecer das coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo. Não podemos viver em função do ontem se queremos ser bem sucedidos hoje e amanhã.

A oração do Pai Nosso é mais do que uma oração para ser repetida como se fossemos um papagaio. Ela contem princípios que devemos trazer para a pratica na nossa vida. quando dizemos "perdoai as nossas dividas..." significa que queremos que Deus perdoe nossos pecados, as coisas ruins que fazemos "...assim como perdoamos os nossos devedores", isto é, que Deus me perdoe da mesma maneira em que tenho perdoado as pessoas, na mesma medida.

Fomos perdoados por Deus de tantas coisas e como não perdoamos as pessoas pelas coisas que elas fizeram para nós?É muito ruim ser escravo das emoções, olhar para uma pessoa e não pensar coisas boas dela (e para ela), saiba que você não tem que querer o mal mesmo daqueles que querem o seu. Se os que te ofendem tiverem sede e/ou fome dê a eles o que estão precisando, independente do que eles já te fizeram um dia porque isso é "cristianismo" - é mais do que cantar na igreja e sorrir para seu irmão do lado.

Não houve ninguém que sofreu mais injustiças que o nosso Senhor Jesus e Ele sempre foi amigo de todos, tinha um grande coração e no entanto não foi poupado de tantas coisas das quais não merecia. Nem sempre as pessoas são ou serão justas com a gente, mas tenha como exemplo Jesus. Segundo alguns historiadores Cristo foi tão espancado a ponto de ter o tamanho de sua cabeça quase que dobrado, seu rosto foi coberto por catarro (desculpem-me pela expressão, mas é a pura verdade!), suas roupas foram retiradas para sua humilhação, o expuseram a vergonha diante de todos e nem por isso Ele quando estava pendurado na cruz amaldiçoou àquelas pessoas.

Somos nós que escolhemos viver com ressentimento, magoados enquanto devemos ir para Deus para que Ele derrame seu amor em nós por estas pessoas.

Saiba que também não há como as pessoas te fazerem mal se você estiver em Deus, pois até o mal que nos fazem Ele transforma em benção. Então para quê levar até o tumulo magoas por alguém se Ele pode restaurar a sua sorte?

Você pode também ter como exemplo a vida de José, onde seus irmãos lhe intentaram o mal, porem Deus o abençoou grandemente. E José não se vingou de seus irmãos no momento em que até teve a oportunidade, mas pelo contrario, os ajudou.Temos que aprender a perdoar porque Ele nos perdoou enquanto nem merecíamos. Deus nos amou mesmo com nossos erros simplesmente porque Ele é bom.

Cristianismo não é religião, filosofia de vida. É Deus vivendo em nós e agindo através de nós. Nenhum relacionamento funciona se não houver esquecimento. Essa historia de que "perdôo mas não esqueço" não é perdão. Não devemos ficar lembrando do que já se perdoou. Perdão é deixar que Deus ame a outra pessoa através da sua vida.A única pessoa que pode te prejudicar é "você próprio". A vida pode trazer muitas coisas em cima de você, mas só você pode se destruir. Aprenda a amar de todo o coração e não só de maneira exterior.



PASTOR EDSON REBUSTINI

Nenhum comentário: