quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Coração




Um homem havia pintado um lindo quadro. No dia de apresentá-lo ao público, convidou todo mundo para vê-lo. Compareceram as autoridades do local, fotógrafos, jornalistas, e muita gente, pois o pintor era muito famoso e um grande artista. Chegado o momento, tirou-se o pano que velava o quadro. Houve caloroso aplauso. Era uma impressionante figura de Jesus batendo suavemente à porta de uma casa. O Cristo parecia vivo. Com o ouvido junto à porta, Ele parecia querer ouvir se lá dentro alguém respondia. Houve discursos e elogios. Todos admiravam aquela obra de arte. Um observador curioso porém, achou uma falha no quadro: A porta não tinha fechadura. E foi perguntar ao artista: - "Sua porta não tem fechadura! Como se fará para abri-la?" - "É assim mesmo" - respondeu o pintor - "Esta é a porta do coração humano. - Só se abre do lado de dentro".


"É no coração do homem que reside o princípio e o fim de todas as coisas". (Tolstoi)


O coração da mulher bate mais rápido – em média 80 batidas por minuto. Para o homem a média é de 72 batidas por minuto.


"Que o meu coração seja quebrantado pelas coisas que quebrantam o coração de Deus.” Bob Pierce.


Um crente orou assim: “Senhor, dá-me um coração de fogo para o Teu serviço; um coração de amor para com o meu próximo, e um coração de ferro para comigo mesmo”.


O profeta Jeremias escreveu sobre o coração pelo menos 66 vezes na sua profecia. Em 17.9 ele escreveu da condição do coração humano e em 29.23, através de suas palavras, é Deus quem anuncia o que é requerido do coração dos homens. Ver mais em Jr 17.9; 29.13.


Segundo o costume judaico, quando uma moça estava prestes a casar-se, deveria adquirir um vaso de alabastro cheio de perfume. Se levasse o vaso de alabastro cheio de perfume, ela seria bem sucedida na casa de seu marido. Mas se levasse apenas um pequeno vaso, com pequena porção do perfume, a recepção não seria tão calorosa. Por isso, o vaso de alabastro cheio de perfume significava muito para a moça desejosa de casar-se. Maria tinha preparado esse vaso havia muito tempo: ano após ano viera ela economizando aqui e ali, para adquiri-lo. Todavia, quando ela se encontrou com Cristo, seu coração abriu-se em adoração ao Senhor. Ela O amava tanto que quando Jesus foi a Betânia, ela trouxe seu tesouro mais precioso, o vaso de alabastro cheio de perfume. Removendo a tampa, ela derramou o ungüento sobre a cabeça do Senhor e em Seus pés, enxugando-os com seus cabelos. Muitas pessoas vão à Igreja pelo caminho do ritualismo e pensam ter cultuado a Deus. Mas Deus não aceita esse tipo de culto. Deus quer seu tesouro, seu coração; Deus quer você inteirinho, inclusive seu vaso de alabastro cheio de perfume. (Mateus 26.6-13).


Quando Pompeu, o grande general romano, tomou Jerusalém no ano 63 A.C., fez questão de visitar o templo, de cuja fama já tinha muito ouvido. Entrando no recinto fez questão de passar além do véu e penetrar no Santo dos Santos, para escândalo e consternação dos judeus que o seguiam. Pompeu esperava encontrar, oculta pelo véu, a imagem do Deus dos judeus, o Deus a quem ele atribuía a extraordinária resistência daquele povo através dos séculos a tantas guerras e derrotas. Mas nada encontrou no Santo dos Santos. Acostumado a ver os deuses dos povos representados por imagens dos mais variados tamanhos e aparência, Pompeu ficou maravilhado. Não podia entender um povo que não tinha uma imagem sequer e que tinha encontrado no coração humano o santuário mais digno para seu Deus.


Uma pessoa muito cheia de angústia lamentou-se dizendo: "O nosso coração é como uma folha de papel: depois de amassada não volta a ser o que era antes...". É justamente por isso que o Pai nos dá um novo coração, um coração regenerado!


Oculta em seu sótão, do terror nazista, a pequena judia Anne Frank ainda pôde escrever em seu diário: "A despeito de tudo, ainda creio que as pessoas têm bom coração". (Fonte: Nathaniel M. Brandão Jr., em O Jornal Batista, pg 5 - 15 a 21/07/2002).


Um coração puro deixa ver Deus em todo o lugar.


O coração tem razões que a razão não conhece. - Pascal.


Não é preciso ser médico para dizer que: Endurecimento do coração é mais grave do que o endurecimento das artérias.


Cuidado com o coração hostil. Esse foi o aviso do Dr. Redford Williams da Universidade de Duke - Centro de Pesquisa Comportamental Clínica. Ele diz há alguns anos que demonstrar uma personalidade hostil pode matar - com muita freqüência pelas doenças de coração mas também por lesões e acidentes. A ira acelera o ritmo cardíaco, aumenta a pressão arterial, e perturba as artérias coronárias. Alguns indicadores de um coração hostil são a impaciência com as demoras, falta de confiança nos companheiros de trabalho, irritabilidade com os hábitos de familiares ou amigos, e uma necessidade persistente de ter a última palavra nas discussões ou de se vingar quando é contrariado. - Fonte: www.gospelcom.net


R.A. Torrey, conta que falando certa vez, após o culto uma senhora veio e lhe disse: “Há três anos estou procurando a Cristo sem poder achá-Lo”. Torrey, respondeu de imediato: “Eu posso dizer-lhe quando O podereis achar”. A mulher olhou-o surpreendida. Então Torrey abriu sua Bíblia neste texto (Jr 29.13) e leu para aquela mulher. Após um momento de hesitação, ela respondeu: “Não, senhor, eu ainda não fiz isso”. Daí por diante ela procurou fazê-lo e em pouco tempo se estava regozijando em Cristo.


Uma canção no coração coloca um sorriso no rosto.


Relata-se que John Wesley, em certa ocasião, passava por uma estrada quando avistou um homem, de joelhos, junto à margem, quebrando pedras. "Ah, disse o famoso pregador, como desejaria quebrar os corações daqueles que me ouvem com a mesma facilidade com que essas pedras são quebradas." O homem, levantando a cabeça, respondeu: "O senhor já tentou quebrá-los em seus joelhos?"


Alguém atentou para o quadro de Holman Hunt "Cristo Batendo Na Porta" e criticou-o por não ter esta puxador por fora. Hunt respondeu que a pintura desse modo intencionalmente, e acrescentou: Tem puxador por dentro". De feito, Cristo não violenta a porta do coração de ninguém. Tu, espontaneamente, vais abri-la por dentro.


O grande filósofo Kierkegaard disse que a pureza de coração vêm àqueles que "querem uma coisa". Queria dizer com isso que a pureza de coração é uma qualidade achada somente naqueles que amam a Deus supremamente e cujas lealdades não são divididas. A pureza de coração será realizada em nós somente quando amarmos ao Senhor nosso Deus de todo coração, toda alma e todo nosso ser. O coração dividido nunca pode ser puro.


"O essencial é invisível para os olhos, só se vê bem com o coração". Esta é uma conhecida frase do livro infantil "O Pequeno Príncipe", que sempre nos leva a uma reflexão.


Quando o grande missionário David Livingstone morreu, os africanos retiraram o coração do peito dele para enterrá-lo na África. O corpo foi enterrado na Inglaterra, mas o coração foi deixado na África, entre o povo a quem tanto amava. Onde está seu coração?


A Revista Seleções Reader´s Digest trouxe um pequeno artigo chamado “Afaste a tristeza do coração”, notificando que cerca de 40% dos que sobrevivem a um ataque do coração entram em depressão logo após o incidente, o que aumenta a probabilidade de outro ataque ou até a morte. 30/11/06


Gióia Jr tem um poema no qual diz que o nosso coração tem um trono e uma cruz. Quando estamos na cruz, o Senhor Jesus está no trono. Mas se quisermos sentar no trono, o Senhor é quem irá para a cruz. 23/12/06


Abra o seu coração para Deus. Não tenha medo em mexer na maçaneta. Somente você poderá fazê-lo! 11/1/07


"Um coração vazio pesa mais do que um cheio" 12/1/07


"Tem pessoas que não têm coração. Têm um pedra no lugar do coração. Não tem como arrancar amor de uma criatura dessas", disse a mãe de João Hélio, o garoto de seis anos morto após ser arrastado em um carro por assaltantes no Rio de Janeiro. Folha Online. 12/2/07


Um mestre oriental viu um escorpião que se afogava, decidiu tirá-lo da água, mas quando fez, o escorpião lhe picou. Como reação à dor, o mestre soltou-o e o animal caiu na água e, de Novo, estava se afogando. O mestre tentou tirá-lo outra vez, novamente o escorpião o picou. Alguém que tinha observado tudo, aproximou-se do mestre e disse: Perdão, mas você é muito teimoso! Não entende que, cada vez que tentar tirá-lo da água, ele o picará? O mestre respondeu: - A natureza do escorpião é picar e isso não muda a minha natureza, que é ajudar. Então, com a ajuda de um ramo, o mestre retirou o escorpião da água e salvou-lhe a vida. Não mude a sua natureza se alguém lhe magoar. Apenas tome as devidas precauções. 14/2/07


Durante uma visita a um setor de máquinas de uma indústria, alguém se deteve olhando um homem que trabalhava com um maçarico cuja chama era de alta intensidade sobre imensas placas de aço. Havia ocasiões, entretanto, que a chama não parecia surtir efeito sobre as placas. Quando isso acontecia, uma substância química era aplicada sobre o remendo resistente, e imediatamente o corte podia ser retomado. O trabalhador explicou que embora a chama fosse capaz de cortar uma chapa de oito polegadas de espessura, se encontrasse a mais leve membrana de ferrugem na superfície, não conseguiria penetrá-la. Eu creio que isso retrata fielmente o cristão. O Espírito Santo está buscando trabalhar em nossas vidas de maneira perfeita para a glória de Deus. Quando nossa vida é pura, Ele consegue trabalhar bem em nós e o nome do Senhor é glorificado em cada uma de nossas atitudes. 14/2/07


Na escola, o professor pergunta ao aluno: - O que se deve fazer quando alguém está sentindo dores no coração? - Apagar a luz! - Apagar a luz? Você ficou maluco? - Ora, professor, o senhor nunca ouviu dizer que o que os olhos não vêem o coração não sente? 26/2/07


Certa vez Um homem havia pintado um lindo quadro. No dia da apresentação ao público, convidou várias pessoas para ver a obra.Compareceram as autoridades do local, fotógrafos, jornalistas, enfim, uma multidão. Afinal, o pintor além de um grande artista era também muito famoso. Chegado o momento, tirou-se o pano que velava o quadro. Houve caloroso aplauso. Era uma impressionante figura de JESUS batendo suavemente à porta de uma casa. Com o ouvido junto à porta, ELE parecia querer ouvir se lá dentro alguém respondia. Houve discursos e elogios. Todos admiravam aquela obra de arte. Porém, um curioso observador, achou uma falha no quadro. A porta não tinha fechadura. E intrigado, foi perguntar ao artista... - Sua porta não tem fechadura? - Como se fará para abri-la? Perguntou o fã. Respondeu-lhe o artista: - É assim mesmo. - Esta é a porta do coração humano, só se abre pelo lado de dentro. 15/5/07


O romancista inglês Charles Dickens disse certa vez: "O coração humano é um instrumento de muitas cordas. O perfeito conhecedor dos homens sabe fazê-las vibrar todas, como um bom músico". Se você deseja que as cordas de seu coração tornem-se bem afinadas com a vida, peça ao Senhor neste dia que tranqüilize a sua alma e dê equilíbrio e saúde ao seu corpo. Mantenha-se afinado com o Dono da vida. 16/5/07


Tenho mais medo de meu coração do que do Papa e de todos os seus cardeais. (Martinho Lutero). 17/5/07


A medicina deu um grande avanço, quando na segunda metade dos anos 60, alguns médicos conseguiram transplantar com sucesso, pela primeira vez, o coração de um paciente que sofria de problemas cardíacos. A base do transplante de coração foi desenvolvida na Universidade Stanford, nos Estados Unidos. E quem recebeu o coração foi um paciente da África do Sul em dezembro de 1967.

Nenhum comentário: