quarta-feira, 18 de abril de 2012

Paciência




Por Vitor de Oliveira Ribeiro

Vitor de Oliveira Ribeiro
Técnico Contábil, e Auxiliar em Recursos Humanos em empresa de assessoria empresarial, palestrante em Motivação e Qualidade de Vida cursa o 1º semestre no curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos.+ textos de Vitor de Oliveira Ribeiro

A cada dia, semanas, meses e anos que passa o ser humano tem deixado de exercer uma das principais competências comportamentais que nos habilita a conviver e nos relacionar uns com os outros: a paciência. E com o passar do tempo, cada vez mais, nos damos conta de que o exercício da paciência está diretamente relacionado ao conceito de gestão equilibrada do tempo que temos e utilizamos, bem como o de sermos aprovamos no verdadeiro teste de paciência. Saiba qual a relação da paciência com o tempo e qual o verdadeiro teste de paciência.

No grego, duas palavras expressam o significado de paciência.
- O primeiro é hupomone, traduzida como resistência, firmeza e fortaleza em circunstâncias irreversíveis.
- A segunda palavra, makrothumia, significa ter espírito "paciencioso" ou "que não perde o ânimo". É o oposto do temperamento irritado, impaciente e que se frustra facilmente.

Em geral, significa apegar-se às coisas e não ser extraviado pela adversidade. Normalmente, a palavra é aplicada a ter paciência com os demais ao seu redor. Uma pessoa paciente é meiga, gentil e constante em todas as circunstâncias.

O Verdadeiro Teste de Paciência

Muitos acreditam que os pacientes são aqueles que conseguem esperar por algo que desejam. Ou, ainda, são as pessoas que aguardam que algo que enfrentem possa passar. Às vezes, nos consideramos pacientes quando "toleramos" ou "suportamos" um terceiro que deseja nos falar algo que não é de nosso interesse, mas na realidade ser paciente esta muito distante de todas essas situações.
"O verdadeiro teste de paciência não é a espera, mas a maneira de se comportar enquanto espera".

Desta forma a pergunta é: o que fazemos, enquanto estamos esperando o que desejamos? Ou, então: Como nos comportamos, enquanto estamos "suportando" ou enfrentando uma determinada situação passar?

Tente imaginar a seguinte situação: Você chega a casa, cansado, depois de um dia extenso e cansativo de trabalho e atividades na empresa. Ao se sentar no sofá sua esposa lhe bombardeia com assuntos que, para ela, é de extrema importância e urgência. Mas, para você é imensamente irrelevante e desgastante, de modo que à medida que ela discorre os assuntos você fica cada vez mais inquieto. Nesta situação você pode:

- Olhar de modo amoroso para os olhos de sua esposa enquanto ela, reconhecendo sua atenção discorre do primeiro ao último assunto, enquanto você demonstra de forma atenciosa comprometer-se em ajudá-la a sanar a cada uma das situações apresentadas, ou...

- Olha de modo desinteressado, inquieto e demonstrando desprezo. Balançando freneticamente a cabeça e olhando para todos os lados, menos para os olhos dela. Antes que ela termine todos os assuntos, você encontra outra distração que o condiciona a atravessar este momento que para você é desnecessário e interminável.

Se alguma vez você se comportou semelhante à segunda opção saiba que no teste de paciência você esta reprovado. A paciência está muito mais relacionada à maneira como você se comporta enquanto espera do que com a quantidade de tempo que você consegue esperar, suportar ou resistir. Desta forma, ser paciente é saber se comportar de modo adequado, gentil e, principalmente, atencioso sem perder o ânimo ou a fé e a esperança.

Paciência exigida

As organizações são uma mistura de pessoas de várias origens e culturas. Também inclui pessoas que estão em diferentes degraus na escada da maturidade e do crescimento profissional. Desta forma, a paciência faz-se indispensável para que se possa viver bem onde existem tantas diferenças. Para os que são maduros ou já possuem grande quantidade de experiência é uma tentação ser impaciente para com os mais imaturos ou inexperientes. Apesar de haverem levado anos para chegar a seu presente nível de conhecimento, frequentemente os amadurecidos estão pouco dispostos a dar aos imaturos a mesma quantidade de tempo e atenção para alcançar seu nível de conhecimento e entendimento.

Aí entra o conceito de gestão equilibrada do tempo em relação à paciência. Quando você compreende o tempo que foi necessário para alcançar o nível em que se encontra, você terá uma nítida compreensão da quantidade de tempo que deverá dispensar aos que estão em seus primeiros degraus na escada do crescimento, seja ele acadêmico-profissional ou mesmo social.

Quando compreendemos essa importante questão e, principalmente, o tempo que outros investiram e dedicaram à nossa formação passamos a compreender com maior propriedade o quanto aqueles que nos cercam e nos buscam, necessitam de que lhes atentamos com simpatia, gentileza, tempo e principalmente paciência.

Paciência Necessária

Ter paciência na empresa e com os clientes é uma coisa. Mas que dizer da paciência em casa? O que nos deixa impacientes com os outros membros da família? Pare e pense, respondendo sinceramente: "Você demonstra aos seus familiares a mesma medida de paciência que tem demonstrado aos seus colegas de trabalho, encarregados e clientes?". Por que razão muitas vezes é capaz de se manter calmo e paciente com pessoas que não fazem parte de seu circulo familiar, mas com seus familiares, principalmente conjugue e filhos nem sempre é assim?

Das várias competências que são exigidas de todas os que desejam conviver bem, seja nos círculos familiares, seja no ambiente organizacional a paciência tem se mostrado imensamente necessária. Principalmente em um mundo onde temos a tendência de minimizar o tempo na urgência para atendermos todos os compromissos que nos são apresentados. Provavelmente, se pudermos ser pacientes em casa, com os que estão sempre junto de nós, seremos pacientes também com os outros.

Pense nisso, fique com Deus e sucesso.

Nenhum comentário: