terça-feira, 29 de setembro de 2009

JEJUM, FOME DE DEUS




O jejum é uma prática milenar, porém em desuso na igreja cristã contemporânea. O jejum está presente tanto no Antigo como no Novo Testamento. Os profetas, os apóstolos, Jesus e muitos homens de Deus ao longo da história experimentaram os benefícios espirituais por intermédio do jejum. Os santos de Deus em todos os tempos e em todos os lugares não somente creram no jejum, como também o praticaram. Hoje, porém, são poucos os crentes que jejuam com regularidade e ainda há muitas dúvidas acerca da sua necessidade e de seu funcionamento.

O que é jejum? É a abstenção de alimento por um período definido para um propósito definido. O jejum não é apenas abstinência de alimento. Não é um regime para emagrecer. Ele deve ter propósitos espirituais claros. Jejum é fome de Deus, é saudade do céu. A Bíblia diz que comemos e bebemos para a glória de Deus e também jejuamos para a glória de Deus (1Co 10.31). Se comemos para a glória de Deus e jejuamos para a glória de Deus, qual é a diferença entre comer e jejuar? Quando jejuamos nos alimentamos do pão da terra, símbolo do Pão do céu; mas quando jejuamos não nos alimentamos do símbolo, mas da essência, ou seja, nos alimentamos do próprio Pão do céu. Jejuar é amar a realidade acima do emblema. O alimento é bom, mas Deus é melhor (Mt 4.4; Jo 4.32). A comunhão com Deus deve ser a nossa mais urgente e apetitosa refeição. Nós glorificamos a Deus quando o preferimos acima dos seus dons.

O maior obstáculo para o jejum não são as coisas más, mas as coisas boas. Nem sempre nos afastamos de Deus por coisas pecaminosas em si mesmas. Os mais mortíferos apetites não são pelos venenos do mal, mas pelos simples prazeres da terra, os deleites da vida (Lc 8.14; Mc 4.19). "Os prazeres desta vida" e "os desejos por outras coisas" não são um mal em si mesmos. Não são vícios. São dons de Deus. No entanto, todas elas podem tornar-se substitutos mortíferos do próprio Deus em nossa vida. Jesus disse que antes de sua volta as pessoas estarão vivendo desatentas como a geração que pereceu no dilúvio. E o que elas estavam fazendo? Comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento (Mt 24.37-39). Que mal há em comer e beber, casar e dar-se em casamento? Nenhum! Mas, quando nos deleitamos nas coisas boas e substituímos Deus pelas dádivas de Deus estamos em grande perigo. O jejum não é fome de coisas boas; o jejum é fome de Deus. O jejum não é fome de coisas que Deus dá; o jejum é fome do Deus doador. Nossa geração corre atrás das bênçãos de Deus em vez de buscar o Deus das bênçãos. Deus é melhor do que suas dádivas. O abençoador é melhor do que a bênção.

O propósito do jejum não é obter o favor de Deus ou mudar a sua vontade (Is 58.1-12). Tampouco impressionar os outros com uma espiritualidade farisaica (Mc 6.16-18). Nem é para proclamar a nossa própria espiritualidade diante dos homens. Jejum significa amor a Deus. Jejuar para ser admirado pelos homens é ter uma motivação errada. Jejum é fome do próprio Deus e não por aplausos humanos (Lc 18.12). É para nos humilharmos diante de Deus (Dn 10.1-12), para suplicarmos a sua ajuda (2Cr 20.3; Ed 4.16) e para voltarmo-nos para Deus com todo o nosso coração (Jl 2.12,13). É para reconhecermos a nossa total dependência divina (Ed 8.21-23). O jejum é um instrumento para fortalecer-nos com poder divino, em face dos ataques do inferno (Mc 9.28,29).

É tempo da igreja jejuar! É tempo da igreja voltar-se para Deus de todo o seu coração, com jejuns e com pranto. É tempo de buscar um reavivamento verdadeiro que traga fome de Deus em nossas entranhas, que traga anseio por um profundo despertamento da realidade de Deus em nossa igreja, em nossa cidade, em nossa nação!


Rev. Hernandes Dias Lopes

Meditação


Muitos são os instantes de dor que invadem os nossos corações.
Muitas são as noites e dias difíceis.
Pensamos que não vamos suportar.
Quantas vezes ouvimos palavras que machucam, que magoam e decepcionam.
Quantas vezes somos humilhados por situações que sequer compreendemos.
Dói demais...
Mas, quando tudo parecer sem sentido.
Quando você não tiver mais a quem recorrer.
Ore! Abra seu coração.
Coloque tudo na presença de Deus.
Ele te conhece como ninguém.
E vai prover a melhor solução.
Vai enxugar suas lágrimas e encher teu coração de alegria.
Moverá os céus e a terra pra te dar o melhor.
Ele é teu Pai e te ama muito. Creia!
“A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.
De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre
mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas,
nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias,
por amor de Cristo. Porque quando sou fraco é que sou forte.”
(2 Coríntios 12: 9-10). em>

A Idade de Ser Feliz




Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

É REALMENTE UM MILAGRE! NOSSA VIDA! FOTO DE D. EMÍLIA AREDES ELLER COM SEUS ONZE FILHOS! TDS EVANGÉLICOS!


Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro
é repetir o que fizemos ontem e hoje.
Mas, se prestarmos atenção,
vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro.
Cada manhã traz uma benção escondida;
uma benção que só serve para esse dia e que não se pode
guardar nem desaproveitar.
Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano;
é preciso viver cada minuto porque ali encontramos
a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos,
a pista correta para a decisão que tomaremos.
Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual
ao anterior porque todos os dias são diferentes,
porque estamos em constante processo de mudança.

domingo, 27 de setembro de 2009


Manias
Dos vários significados que meu amigo Aurélio apresenta, o melhor,
diz que mania é uma idéia fixa, obsessão. Mau costume, também é bem significativo. Ou extravagância, esquisitice.

Dizem por aí que vamos ficando velhos e as manias aumentam e se consolidam. É verdade, eu observo nos mais velhos do que eu. Poucos conseguem controlar aquele impulso profundo de dar sua opinião. Essa é uma mania das mais chatas.
Repetí-la muitas vezes então, é maçante.

Já descobri também que é quase inevitável ter manias na velhice, muitas vêm da juventude mesmo, condenamos e depois de um tempo fazemos igual, sem cerimônia alguma.

Uma amiga me enviou uma oração sob o título “Oração para ser uma velhinha legal”. Vou fazer todos os dias e envio cópia a quem precisar.
Separei algumas frases, as mais interessantes.
Livrai-me Senhor: da tolice de achar que devo dizer algo em toda e qualquer ocasião. Deste desejo enorme que tenho de querer pôr em ordem a vida dos outros. Da tolice de querer contar tudo com detalhes e minúcias e dá-me asas para voar diretamente ao ponto que interessa. Já descobri que pessoas que acertam sempre são maçantes e desagradáveis. Livrai-me de ser santa. É difícil conviver com Santos!
Mas uma velha rabugenta, Senhor, é obra prima do diabo!

Acho que a oração pode ser feita por pessoas jovens também, pois essas manias não são exclusivas das velhinhas.

Fique agora com uma dúvida, será que escrever crônicas semanais e mandar para todos os amigos é mania? Se for, azar o de vocês, amigo é para isso mesmo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ONDE VOCE PASSARÁ A ETERNIDADE?



ONDE VOCE PASSARÁ A ETERNIDADE?
Data: 11-06-2007
Visualizações: 4356

INTRODUÇÃO

• O que é a eternidade? Um menino perguntou ao seu pai, brincando na praia: “Pai, o que é eternidade?” Ele respondeu: quando você terminar de esvaziar o oceano com o seu balde terá passado um pouco da eternidade.

• O assunto é um daqueles que o mais sábio dos homens pode apenas arranha-lo. Não temos olhos para vê-lo completamente nem mente para compreendê-lo, mas mesmo assim, não devemos desconsiderá-lo. Haverá um dia em que as estrelas cairão do firmamento, o sol não dará mais sua claridade e a lua converter-se-á em sangue. Haverá um dia em que os céus se precipitarão em estrepitoso estrondo, mas a eternidade se estenderá para sempre.

• Há alturas e profundidade sobre a eternidade que um homem mortal jamais pode compreender, mas Deus tem falado sobre esse assunto e não temos o direito de ignorá-lo.

• Este assunto não pode ser considerado sem termos a Escritura nas mãos. Vejamos o que ela nos diz?

I. NÓS VIVEMOS NUM MUNDO ONDE TODAS AS COISAS SÃO TEMPORAIS E ESTÃO MORRENDO

- Um homem deve ser muito cego para não perceber isso. Todas as coisas ao nosso redor estão morrendo e caminhando para o seu fim. A matéria não é eterna. Tudo o que é criado está sujeito à morte. Tudo sobre nós está morrendo, exceto nossa alma. Nós estamos indo para a eternidade. Nossa vida é como um sopro, uma flor que logo murcha e seca, como um corredor veloz como um breve pensamento. Tudo passa rapidamente e nós voamos.

1. A beleza é temporária - Sara era uma mulher bonita e desejada aos 60 anos de idade na corte do Egito, mesmo assim chegou o dia em que Abraão, seu marido, precisou comprar um campo para sepultá-la (Gn 23.4).

2. A força do corpo é temporária – Davi foi um pastor e um guerreiro forte. Ele matou um leão, um urso e venceu um gigante e fez tombar diante da sua valente exércitos inimigos. Mas um dia ficou velho e precisou ser cuidado no leito da morte como uma criança.

3. A sabedoria e o poder do cérebro também são temporários – Salomão era um prodígio em conhecimento e sabedoria. Ele dominava todo o conhecimento da sua época. Mas no fim de seus dias, tornou-se tolo e permitiu que suas mulheres inclinassem seu coração para outros deuses (1 Rs 11.2).

- Humilhantes e dolorosas como essas verdades podem soar, mas precisamos considerá-las. A casa onde vivemos, o lar que amamos, as riquezas que acumulamos, a profissão que abraçamos, os planos que formulamos, as relações que mantemos são somente por um breve tempo “O que vemos e temporal” (2 Co 4..17).

- Cuidado com o que você está fazendo. Considere as coisas à luz da eternidade antes que seja tarde demais. AS coisas com que você lida agora são todas temporais: o prazer, os investimentos, a recreação, o lucro, os cuidados terrenos que absorvem toda a sua atenção, que dominam sua mente e assaltam a sua alma de preocupação são coisas passageiras que em breve vão deixar de existir. OH! Não ponha o seu coração nelas. Não se agarre as elas tão intensamente. Não faça delas um ídolo. Você não pode conservá-las para sempre nem leva-las consigo quando partir deste mundo. Você entrou nu e sairá nu deste mundo. Você não pode levar seu dinheiro, sua casa, seu carro, suas jóias. Não há caminhão de mudança em funeral. Busque em primeiro lugar o Reino de Deus. Busque as coisas lá do alto, pois o mundo e os seus desejos passam.


- O mesmo pensamento deve alegrar a sua alma: suas tribulações e angústias também são temporárias. Em breve elas irão terminar. E mesmo agora, elas trabalham para o seu bem. “A nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória”. Receba-as pacientemente, suporte-as confiadamente. Olha para cima. A sua redenção se aproxima. Em breve o Senhor enxugará dos seus olhos toda lágrima. Em breve a dor não mais existirá. Há um descanso para o povo de Deus. Há bálsamo em Gileade. Em breve a cruz será trocada pela coroa e você irá se assentar com Abraão, Isaque e Jacó no Reino de Deus.


II. NÓS ESTAMOS TODOS NOS MOVENDO PARA UM MUNDO ONDE TUDO É ETERNO

- As coisas que não vemos, que estão além da sepultura são eternas. Tanto a bem-aventurança dos salvos quanto a condenação dos ímpios é eterna. Na eternidade não haverá mudança de status. Na eternidade não haverá fim, mudança, nem alteração, nem aniquilação. O que está além da sepultura é eterno. Quando a última trombeta tocar e os mortos se levantarem da sepultura, todos enfrentarão a eternidade.

- Nós não podemos alcançar isso plenamente. O contraste entre o agora e o eterno, entre este mundo e o próximo é tão grande que a mente mais brilhante não pode explaná-lo. Como nós vivemos aqui no mundo traz conseqüência no próximo, portanto, consideremos as coisas que não se vêem.


1. Fixemos na verdade de que a futura felicidade daqueles que são salvos é eterna – Essa felicidade é como um festa de casamento que nunca vai acabar. E uma felicidade que jamais ficará velha, jamais vai murchar, jamais vai morrer. Deus irá encher-nos com sua alegria, pois na presença de Deus há plenitude de alegria (Sl 16.11).

- Quando chegarmos ao paraíso, de lá jamais seremos expulsos. A nossa herança será imarcescível, incorruptível e cheia de glória. Então receberemos a coroa da vitória. Então nossa luta terá chegado ao fim, a dor, o luto e as lágrimas jamais existirão. Jamais sentiremos fome ou sede. Jamais teremos cansaço ou seremos assolados pela doença. Não haverá mais despedida nem relacionamentos quebrados. Faremos parte da gloriosa família onde jamais haverá contenda, jamais haverá qualquer maldição. Estaremos na Casa do Pai, no Paraíso, no céu, no lar que Jesus foi nos preparar. Lá não haverá noite. Lá conheceremos como somos conhecidos. Lá estaremos para sempre com o Senhor. Não é de se surpreender que Paulo tenha dito: “Consolai-vos uns aos outros com essas palavras” (1 Ts 4.18).

2. Fixemos em nossa mente também que a futura miséria dos perdidos é igualmente eterna – Essa é uma terrível verdade que está claramente expressa na Escritura, por isso não posso omiti-la. Se a bem-aventurança do salvo é eterna, também o é, a condenação dos ímpios.

- Ninguém falou tanto das penalidades eternas como JESUS. Foi ele quem falou sobre o fogo que não se apaga e do bicho que jamais deixa de roer. Foi ele quem disse que os justos vão para a vida eterna e os ímpios para a condenação eterna.

- O apóstolo PAULO falou sobre a eterna destruição dos ímpios (2 Ts 1.9). O apóstolo JOÃO falou sobre a eterna destruição dos ímpios (Ap 16.7; 21.8).

- A antiga serpente continua destilando seu veneno, dizendo aos homens: certamente você não vai morrer |(Gn 3.4). O diabo ainda continua usando suas velhas armas, tentando iludir os homens, dizendo-lhes que eles não vão morrer, que eles não terão que enfrentar o juízo de Deus, que depois da morte eles serão aniquilados, que poderão sair do suposto purgatório para o céu ou que vão se reencarnar. Mas a bíblia diz que aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo (Hb 9.27). O diabo ainda diz na boca dos liberais que ao fim todos os homens serão salvos e que todos irão para o céu. OH! Fuja dessas antigas mentiras do diabo. Apegue-se à verdade de Deus. Fuja da ira vindoura. Volte-se para Deus enquanto é tempo. Busque-o enquanto está perto.

- Deixe-me exortar você quanto a esses pontos:


1. Sejamos fiéis a Deus por causa das verdades reveladas no cristianismo - Qual foi o propósito para o qual o Filho de Deus se encarnou, agonizou no getsêmani e morreu numa rude cruz para fazer expiação se os homens podem ser salvos sem crer nele? Onde está a prova que uma pessoa pode ser salva depois de morto? Onde está a necessidade do ministério do Espírito Santo se o pecador pode entrar no céu sem conversão e sem um coração regenerado? SE um homem sem a fé em Cristo e santificação do Espírito pode escapar da condenação eterna, então o pecado não é um mal tão grave e não haveria necessidade de expiação.

2. Sejamos fiéis por causa da santidade e moralidade – Não h á nada que agrade a nossa carne mais do que a teoria de que nós podemos vier no pecado e ainda escapar da condenação eterna; que podemos viver e morrer no pecado que ainda iremos para o céu. Porque deveria eu negar-me a mim mesmo, tomar a minha cruz se posso entrar no céu sem arrependimento?

3. Sejamos fiéis por causa da esperança comum de todos os santos – Não podemos falar de bem-aventurança eterna se negamos o tormento eterno. Essas duas verdades caminham lado a lado. Se cremos na Bíblia não podemos negar nenhuma nem outra. E mais fácil falar somente do amor de Deus, mas e quanto a sua ira, sua justiça e sua santidade?


III. NOSSO FUTURO ESTADO NO MUNDO INVISÍVEL DA ETERNIDADE DEPENDE INTEIRAMENTE DO QUE NÓS SOMOS NO PRESENTE

- A vida que vivemos sobre a terra em breve chegará ao fim (Sl 90.9). Somos como uma névoa, como um breve pensamento. Mas a vida que está diante de nós, quando sairmos deste mundo, é eterna. E como um mar sem fundo e como um oceano sem praia. Para o Senhor mil anos são como um dia. Naquele mundo não haverá mais tempo. Mas apenas da vida curta e da eternidade sem fim lá, a vida que vivemos aqui definirá a eternidade. Não há nada que você possa fazer para mudar o seu destino depois da morte. Hoje é o dia oportuno. Hoje é o dia da salvação. Ler Romanos 2.6-8.

- Estamos aqui como num estado de probaçao. Estamos semeando sementes que vão crescer e amadurecer. Há conseqüências eternas resultantes de todas as nossas palavras, ações e pensamentos. Nossos pensamentos são contados, nossas palavras pesadas, nossas obras julgadas. Seremos pesados na balança de Deus. Ele colocará seu prumo sobre nós. Aquilo que o homem semear isso ele ceifará. O que nós vivemos nesta vida, vamos colher depois da morte por toda a eternidade.


- Não há engano mais fatal do que pensar que se pode viver aqui como um ímpio e acordar na ressurreição como um santo. Estar sem Cristo nesta vida e passar a eternidade com ele. A Bíblia é clara: o que nós somos quando morrermos: se convertidos ou inconversos, se crentes ou descrentes, se piedosos ou profanos é isso que seremos quando a última trombeta tocar. Não há arrependimento na sepultura. Não há conversão depois da morte. Agora é o tempo de se voltar para Deus. Agora é o tempo de se reconciliar com Deus. Agora é o tempo de sair do império das trevas para o Reino da luz. A noite em breve virá quando não se pode mais trabalhar. Se você sair desse mundo sem pôr sua confiança em Cristo, descobrirá que melhor lhe fora nunca ter nascido.

- Se hoje você ouvir a sua voz não endureça seu coração. Não adie mais a sua entrega a Cristo. Há um abismo ou um paraíso à sua frente. Para onde você está indo? O caminho para o céu é Jesus. A porta do céu é Jesus. E o inferno, onde fica? Fica no final de uma vida sem Cristo!

- Lembre-se: quando você for tentado a praticar o mal e sua mente for seduzida a pensar: “isso não tem nada a ver”, “todo mundo faz”, olhe para além deste mundo, para o que é invisível. Quando o bispo reformado Hooper estava sendo martirizado na Inglaterra, seu algoz tentou demove-lo, dizendo-lhe: abandone sua fé, preserva sua vida, a vida é doce, mas a morte é amarga. Hooper respondeu: isso é verdade. Mas é mais verdade ainda que a vida eterna é mais doce e a morte eterna é mais amarga.


IV. O SENHOR JESUS É O ÚNICO QUE PODE LHE SALVAR E LHE DAR GARANTIA AQUI E NA ETERNIDADE

- Jesus veio para desfazer as obras do diabo. Ele veio para destruir o seu cativeiro. Veio para triunfar sobre o pecado, o diabo e a morte. Ele veio para trazer luz e imortalidade (2 Tm 1.10). Ele veio para libertar os que vivem com medo da morte (Hb 2.15).

- Jesus comprou-nos, remiu-nos e libertou-nos com seu sangue. Ele se tornou nosso substituto. Ele carregou os nossos pecados em seu corpo. Ele foi moído e traspassado pelas nossas iniqüidades. Ele se fez pecado por nós.

- Tudo o que ele comprou para nós, oferece-nos gratuitamente. Aqueles que se voltam para ele são perdoados. Ele convida agora a você: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas. Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Se alguém tem sede vem a mim e beba. Todo aquele que vem a mim, jamais eu o lançarei fora.

- Aquele que tem Cristo tem a vida. Cristo voltou para o céu. Ele preparou um lugar para nós. Quando você sair deste mundo, há uma cora de vida para você. Então você pode gritar: “Onde está ó morte a tua vitória?”



CONCLUSÃO

1) Como você está usando o seu tempo? - A vida é curta e incerta. Você não conhece o seu amanhã. Projetos, sonhos em como ganhar dinheiro, gastar dinheiro, comer e beber, casar e dar-se em casamento, tudo isso pode acabar para você num piscar de olhos. E você o que tem feito por sua alma imortal? Você está desperdiçando o seu tempo ou usando-o sabiamente/? Você está preparado para encontrar-se com Deus?

2) Onde você estará na eternidade? – A eternidade está vindo, vindo, mui rapidamente sobre você. Você está indo muito rápido para ela. Mas onde você estará? Do lado direito ou esquerdo no tribunal de Deus? Estará você entre os perdidos ou os salvos? Não descanse sua alma enquanto não estiver seguro nos braços de Jesus. Creia nele e você terá a vida eterna!

3) Você deseja ser salvo agora e por toda a eternidade? – Então, renda-se a Cristo. Creia nele. Venha como você está. Busque-o enquanto está perto. A porta do céu está aberta. Há um trono de graça. Hoje ainda não é tarde. Jesus convida você para vir à fonte das águas.

4) Você deseja uma vida bem-aventurada agora e na eternidade? – Então, entregue agora mesmo seu caminho ao Senhor. Agrada-se dele e ele satisfará os desejos do seu coração. Ele tem vida abundante. Ele tem rios de água vida. Ele tem alegria indizível. Ele tem paz que excede todo o entendimento. Ele tem vida eterna. Ele estará sempre ao seu lado. Ele vai segurar você com sua mão direita, guiar você com o seu conselho eterno e depois receber você na glória. Quanto, então, sua casa terrestre se desfizer, você terá uma mansão eterna, no céu!


Rev. Hernandes Dias Lopes

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SEGREDO DA VIDA


♥SEGREDO DA VIDA♥
"Todos os dias, quando você acorda e
abre os olhos pela manhã, você ganha
o maior de todos os prêmios já
oferecido ao ser humano, você novamente
inicia um novo dia.
Muitos não têm mais essa oportunidade.
Vamos viver esse dia que se inicia com
toda intensidade e otimismo.
Vamos iniciá-lo sorrindo.
Mire-se no espelho e dê um belo...
"Boooommm Diaaaa!"
À pessoa mais importante desse universo,
você! Se você não se amar, não será capaz
de amar ninguém.
Se você não se ajudar, não poderá ajudar
ninguém.
Uma pessoa com auto-estima baixa, em que
poderá contribuir?
Continua...
Continuação...
Dois sacos vazios não param em pé.
Dê um forte abraço em você mesmo.
Você é único no universo.
Repare!
Você está vivo, venceu mais um dia!
É isso que importa, iniciar mais um
novo dia.
Faça desse dia o seu melhor dia,
só dependerá de você.
Pronto!
Você começou o dia com otimismo,
sua mente está aberta para tirar
desse dia tudo que ele possa lhe
oferecer

Voce é linda demais...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

D. Emília sabe saborear o bolo feita pela caçula: Emilinha! Hum que delília!

♥♥♥☻☻☻♥♥♥Oi maninha a mamae desejou comer do meu bolo,e levei bolo la,ela estava deitada quando eu mostrei o bolo para ela,ela nao esperou nem levantar,para comer do bolo levou a mao na vazilha e tirou um pedaço e tivemos que levantar ela depressa porque se nao ela ia engasgar.Sentamos ela e ela comeu bolo ate ,encheu tanto que achou dificio deitar,de tanto que gostou do bolo,e eu disse:
_Mamae quando a senhora quiser comer bolo eu faço de todo meu coraçao e com muito carinho, pois a senhora merece.
e ela mim abraçou e mim deu um bj e disse:
_O minha filha querida eu gosto de comer o bolo que vc faz porque eu acho uma delicia!!
e ela deu um pedaço de bolo para todos que estavão perto e sempre me elogiando.
Fiquei feliz por deixar ela feliz ,era o desejo do meu coraçao. Graças a DEUS. um abraço ♥♥♥☻♥♥♥

sábado, 19 de setembro de 2009

QUANDO RECONHECER QUE ERROU É TARDE DEMAIS!






Por Josué Gonçalves



Era uma vez um rapaz que ia muito na escola. Suas notas e o comportamento eram uma decepção para seus pais que, como bons cristãos, sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.

UM BELO DIA, O BOM PAI LHE PROPÔS UM ACORDO:

- Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina, lhe darei então um carro de presente. Por causa de carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e a ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do Rapaz não era fruto de uma conversão sincera, mas apenas do interesse em obter o automóvel. Isso era mau !

O rapaz seguia os estudos e aguardava o resultado de seus esforços. Assim, o grande dia chegou ! Fora aprovado para o curso de Medicina. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz tinha por certo que na festa o pai lhe daria o automóvel.

Quando pediu a palavra, o pai elogiou o resultado obtido pelo filho e lhe passou às mãos uma caixa de presente, Crendo que ali estavam as chaves do carro, o rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa era uma BÍBLIA. O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse.

A partir daquele dia, o silencio e distancia separavam pai e filho. O jovem se sentia traído e, agora, lutava para ser independente. Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus da Universidade. Raramente mandava notícias à família. O tempo passou, ele se formou conseguiu um emprego em um bom hospital e se esqueceu completamente do pai. Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Até que um dia o velho, muito triste com a situação, adoeceu e não resistiu. FALECEU...

No enterro, a mãe entregou ao filho, indiferente, a BÍBLIA que tinha sido o último presente do pai e que havia sido deixada para trás. De volta à sua casa, o rapaz, que nunca perdoara o pai, quando colocou o livro numa estante, notou que havia um envelope dentro Dele. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque. A CARTA DIZIA:

"Meu querido filho, sei o quanto você deseja ter um carro Eu prometi e aqui está o cheque para que você escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor: A BÍBLIA SAGRADA. Nela aprenderás o AMOR A DEUS e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência".

Corroído de remorso, o filho caiu em profundo pranto.

E A CARTA FINALIZAVA ASSIM:

"Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isso leva a erros terríveis e a um fim ainda pior. Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem você pensa ter lhe feito mal. Talvez se olhar com cuidado, vai ver que há também um cheque escondido". Antes de fazer qualquer julgamento, pense, reflita, durma sobre a questão, porque a precipitação pode nos trair e nos roubar os tesouros mais preciosos que nós temos. Leia 1 Corintios cap 13.

______________________________________________________________________

Aprendendo com os Erros

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Na vida não precisamos acertar sempre,

Mas a cada dia errar menos.

E é necessário que a cada erro,

Aprendamos o máximo possível.

Para que esses erros tornem-se experiências aproveitáveis,

Das quais precisaremos no futuro, para não cometer os mesmo erros.

Mesmo sabendo que muitas dessas experiências machucam,

Nos trazem lembranças que fazem sofrer,

E que preferimos esquecer.

Ainda assim, temos que ter consciência que devemos aproveitá-las

Para a cada dia errarmos menos e acertramos mais.

Porque a vida é assim, cheia de surpresa

E precisamos aprender a conviver com ela.

Caso contrário, não conseguiremos ser alguém,

E certamente não estamos aqui por acaso,

Sem razão, á toa, sem um objetivo à conquistar.

Estamos em busca de um espaço,

Para deixarmos de ser mais um neste mundo.

Por isso temos obrigação de aprender

A viver e conviver com a realidade.

Tendo consciência de que em nossas mãos

Está o nosso futuro.

Dependendo principalmente do que somos no presente,

O que seremos neste futuro bem próximo.

Precisamos ter em mente algo muito importante:

Que devemos ser sempre nós mesmos,

Respeitando ao nosso próximo como a si próprio.

Quando vermos que isto está acontecendo,

Então sentiremos que nossos erros tornaram-se experiências.

E que isso, é como um sinal de nosso amadurecimento.

Ou seja, que deixamos de ser crianças

E passamos a ser adultos,

Não no físico e sim no mental.

Autor Desconhecido

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

OS GEMIDOS DO MUNDO





O mundo está doente, o pecado o enfermou. Ele está sofrendo dores, está gemendo e sua esperança não encontra sequer um alívio até que Jesus volte. O pecado entrou no mundo e atingiu não apenas o homem, mas, também, a natureza. Em vez de cuidar da natureza, o homem passou a depredá-la. Em vez de ser mordomo da criação, o homem tornou-se seu algoz.

A doença que assola o mundo é aguda e crônica. Ela aflige sempre, sem pausa nem trégua. O mundo está sucumbindo e se contorcendo, gemendo e gritando, fazendo soar sua voz de lamento. As catástrofes naturais não são caprichos da natureza; são sinais de alerta. O apóstolo Paulo é enfático em nos informar que "toda criação geme e suporta angústias até agora" (Rm 8.22). Essa grandiosa sinfonia de gemidos não é vista como o estertor da morte da criação, mas como as dores de parto que levam à sua restauração. Duas verdades devem ser aqui apontadas:

1. O cativeiro da criação

É importante observar as palavras que Paulo usa para descrever esse cativeiro da criação: sofrimento (Rm 8.18), vaidade (Rm 8.20), corrupção (Rm 8.32) e angústias (Rm 8.22). Notemos três fatos:

A criação foi submetida à vaidade (Rm 8.20). Ela está confusa, contraditória, doente. Há uma desarmonia brutal na natureza. A expressão "cativeiro da corrupção" traz a idéia de um ciclo contínuo de nascimento, crescimento, morte e decomposição. Os sinais da morte estão presentes na natureza. O que está presente não é a evolução do universo, mas sua decadência. Vale ressaltar que essa sujeição da criação é involuntária. A criação não é o agente da sua queda. Ela é vítima e não ré. Ela não se submeteu; foi submetida.

A criação vive prisioneira no cativeiro da corrupção (Rm 8.21). A criação não pode redimir-se nem libertar a si mesma. A terra e os animais estão gemendo nesse cativeiro como prisioneiros num calabouço.

A criação geme e suporta angústias até agora (Rm 8.22). Não apenas parte da criação, mas toda ela geme e suporta angústias até agora. A natureza está com suas entranhas enfermas. Ela está com cólicas intestinais. Nossos rios estão se transformando em esgotos a céu aberto. Nosso ar está sendo poluído por toneladas de dióxido de carbono a cada minuto. Nossos campos estão se transformando em desertos e nossas fontes estão morrendo. Os animais do campo, os peixes do mar e as aves do céu estão gemendo.

2. A expectativa da criação

Destacamos três pontos importantes:

A redenção da criação está conectada com a glorificação dos filhos de Deus (Rm 8.19,21). A criação foi amaldiçoada por causa do pecado do homem e será redimida do cativeiro da corrupção na glorificação dos salvos. Sua redenção do cativeiro não se dará antes nem à parte da glorificação dos salvos. Então, haverá liberdade em vez de escravidão, glória incorruptível em vez de decomposição. Se nós vamos participar da glória de Cristo, a criação participará da nossa glória.

A criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus (Rm 8.19,21). A criação vive como que na ponta dos pés, esticando o pescoço, olhando para esse futuro que virá trazendo em suas asas a restauração de todas as coisas. A expectativa da criação é uma esperança viva e certa.

Os gemidos da criação não são de desespero, mas de esperança (Rm 8.22). A criação não se contorce com os gemidos da morte, mas ela geme como uma mulher que está para dar à luz. Seus gemidos não são de desespero, mas de gloriosa expectativa. Ela não geme por causa de um passado inglório, mas por causa de um futuro glorioso. Os gemidos da criação não são dores que carecem de sentido e de propósito, mas são dores inevitáveis no vislumbre de uma ordem nova. A escravidão da decadência dará lugar à liberdade da glória (Rm 8.21). Às dores de parto seguirão as alegrias do nascimento (Rm 8.22). O universo não será destruído, mas sim libertado, transformado e inundado da glória de Deus. Amém!.

Rev. Hernandes Dias Lopes

O QUE FAZER QUANDO NÃO SE SABE O QUE FAZER





O rei Josafá está encurralado por adversários medonhos e insolentes. Uma grande multidão, fortemente armada estava pronta para atacar Jerusalém. Não dava tempo para reagir nem Josafá tinha recursos para resistir àquele aparato militar que pretendia varrer Jerusalém do mapa. Ao saber da tragédia, humanamente irremediável, Josafá teve medo e pôs-se a buscar o Senhor, convocando a nação para orar e jejuar. Em sua oração, o rei disse: "Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti" (2Cr 20.12). Diante da situação tão desesperadora, Josafá admite sua incapacidade; reconhece que não sabe o que fazer, mas põe os seus olhos em Deus. Desse episódio podemos tirar quatro lições:

1. Quando você não souber o que fazer, busque a Deus em oração e jejum (2Cr 20.3) - Há momentos em que os problemas vêm sobre nós como uma torrente caudalosa, como uma avalanche avassaladora, como um terremoto assustador. Nessas horas, nossos recursos são absolutamente insuficientes para enfrentarmos a situação e nada podemos fazer senão recorrermos ao Deus do céu, e clamar por sua ajuda e socorro. A oração e o jejum são recursos sobrenaturais, são armas espirituais à disposição do povo de Deus. Quando agimos por nossa própria destreza e fiados em nossos próprios recursos, ficamos sujeitos a derrotas acachapantes. Mas, quando buscamos a Deus em oração e nos humilhamos sob sua onipotente mão, então, seu braço onipotente sai em nossa defesa e nos concede vitória.

2. Quando você não souber o que fazer, confie nas promessas de Deus (2Cr 20.4-12) - Não basta orar, precisamos orar como convém. Não basta pedir, precisamos conhecer aquele a quem pedimos. Josafá reconhece que Deus é o soberano Senhor nos céus e domina sobre todos os reinos da terra. Ele ora consciente de que nas mãos de Deus estão toda força e poder e não há quem lhe possa resistir. Quando compreendemos a grandeza de Deus, nossos grandes problemas se apequenam. Mas, Josafá deu um passo além em sua oração: ele fulcrou sua súplica nas promessas de Deus. Ao mesmo tempo em que buscou a Deus em oração, abriu as Escrituras para orar e fundamentar sua petição no alicerce firme das promessas de Deus. Oramos com eficácia quando ancoramos nossas petições nas promessas daquele que tem zelo pela sua Palavra e fidelidade em cumpri-la.

3. Quando você não souber o que fazer, ouça e obedeça a Palavra de Deus (2Cr 20.13-19) - Quando todos os homens, mulheres e crianças se reuniram para falar com Deus em oração, Deus se manifestou e falou com eles, trazendo-lhes sua Palavra. Por intermédio da oração falamos com Deus; por meio da Palavra Deus fala conosco. A Palavra divina que veio ao povo encorajou-o a não olhar para as circunstâncias e não temer as ameaças do inimigo. Deus lhes acalmou o coração dizendo que pelejaria por eles e lhes daria a vitória. A Palavra gerou fé no coração deles e tirou seus olhos do problema para colocá-los no Deus que está acima e no controle da situação.

4. Quando você não souber o que fazer, louve a Deus com confiança (2Cr 20.20-30) - Quando o povo ouviu a voz de Deus, o medo foi substituído pelo louvor. Eles enfrentaram os exércitos inimigos não com armas carnais, mas com louvor. Eles não louvaram depois que o inimigo foi derrotado; louvaram para derrotar o inimigo. O louvor não é apenas conseqüência da vitória, mas é a causa da vitória. "Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscada contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados" (2Cr 20.22). O louvor é o brado de triunfo dos filhos de Deus no campo de batalha. Quando os problemas parecerem insolúveis, faça o que fez Josafá: ore, jejue, obedeça, e louve ao Senhor, e o inimigo será desbaratado.

Rev. Hernandes Dias Lopes

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Relator descarta fim do fator previdenciário






O relator do projeto de lei sobre o fator previdenciário na Câmara, deputado Pepe Vargas (PT-RS), decidiu manter, parcialmente, o índice de cálculo que traz perdas de benefício para o trabalhador aposentado. Pela pré-proposta apresentada ontem (16) às centrais sindicais, o fator será substituído pela chamada “fórmula 95”, mas não será extinto como prevê o projeto que veio do Senado.

De acordo com a pré-proposta, o aposentado ficará livre do fator previdenciário quando a soma da idade do segurado com o tempo de contribuição for igual ou maior que 95, para homem, e 85, para mulher – considerando que o tempo mínimo de contribuição é de 35 anos (homem) e 30 anos (mulher). Se essa soma for inferior ao valor estipulado, o aposentado continua sob as regras do fator previdenciário, que funciona como um redutor no valor do benefício da aposentadoria.

O relator exemplifica que, com as regras propostas, se uma pessoa tem tempo de contribuição de 39 anos, pode se aposentar, por exemplo, com 55 anos de idade e ter o benefício em valor integral. Hoje, um trabalhador com o mesmo tempo de serviço, mas com 51 anos de idade, por exemplo, se aposenta com perda de 38% em cima do valor total da remuneração e só com 65 anos tem aposentadoria integral.

“Estamos facilitando chegar ao fator um, que quer dizer se aposentar com o mesmo valor do salário. Mas quem não atingiu 95, pode se aposentar, mas nesse caso se aplica o fator. A vantagem é que com essa regra, para a pessoa se aposentar, ela tem que trabalhar menos”, disse ao Congresso em Foco.

A pré-proposta também garante ao segurado requerer sua aposentadoria ao atingir o tempo mínimo de contribuição sem a exigência de idade mínima para se aposentar. O pré-texto, que será apresentado como substitutivo ao PL 3299/08, também assegura vantagens caso o aposentado permaneça na ativa e a soma da idade e do tempo de contribuição exceda os 95. (veja os demais itens da pré-proposta abaixo).

Veto

A pré-proposta não foi bem aceita pelas centrais sindicais. Segundo a assessoria de imprensa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), cuja diretoria está reunida no momento para debater esse e outros assuntos, as centrais não admitem regras para amenizar as perdas de benefício e exigem o fim do fator previdenciário.

Em resposta, o relator afirma que ainda serão feitas novas negociações e realizadas mais três audiências públicas para debater o tema, ainda sem data marcada. Pepe, no entanto, pondera que o texto apresentado ontem é a “garantia mínima de que o governo não irá vetar” uma proposta sobre o tema aprovada pelo Congresso.

“O governo aceita discutir alternativas, mas não concorda com o fim do fator previdenciário. Tudo isso que apresentei na pré-proposta foi acordado com o ministro [da Previdência José] Pimentel. O texto da forma que está é a garantia de que não haverá veto presidencial”, defende Pepe.

O principal argumento contrário do governo é que com a extinção do fator previdenciário haverá um rombo nas contas dos cofres públicos, pois o fator foi criado, justamente, como alternativa de controle de gastos da Previdência Social, de forma a assegurar a redução no valor dos benefícios de maneira inversamente proporcional à idade de aposentadoria do assegurado.

“Essa regra que estamos construindo garante um cenário de estabilidade nas contas da previdência até o ano de 2030. Pela nova regra, o trabalhador tende a ficar 4 anos e meio a mais contribuindo, para se aposentar com o valor integral. Se decide ficar mais, isso gera receita para a previdência e equilíbrio das contas”, garante Pepe.

A pré-proposta apresentada pelo relator tem o aval do autor do projeto para o fim do fator previdenciário, o senador Paulo Paim (PT-RS). Ao site, Paim disse a “fórmula 95” não é a ideal, mas é melhor do que permanecer como está hoje. “O que o Pepe apresenta não é o ideal, mas é um pequeno avanço. O que não dá é para manter o fator previdenciário como está”, considerou. (Renata Camargo)

Leia a íntegra da pré-proposta para o PL do fator previdenciário.

Veja como são as regras hoje para se aposentar por tempo de contribuição e por idade.



ATUALIZADA EM:17/02/2009

FATOR PREVIDENCIÁRIO - O QUE FAZER SE O CÁLCULO NÃO FOR O ESPERADO?






Sérgio Ferreira Pantaleão

O Fator Previdenciário foi criado pela Lei 9.876/99 como alternativa de controle de gastos da Previdência Social, o qual guarda relação com a idade de aposentadoria ou tempo de contribuição e com a expectativa de sobrevida no momento de aposentadoria.

O Fator Previdenciário foi criado com a finalidade de reduzir o valor dos benefícios previdenciários, no momento de sua concessão, de maneira inversamente proporcional à idade de aposentadoria do segurado. Quanto menor a idade de aposentadoria, maior o redutor e conseqüentemente, menor o valor do benefício.

São dois os elementos principais que interferem no cálculo do valor do benefício por meio do Fator Previdenciário a saber:

Tempo de Contribuição: o tempo de contribuição irá influenciar diretamente o resultado do Fator que será aplicado para cálculo do benefício, ou seja, quanto maior o tempo de contribuição, menor o redutor aplicado e quanto menor o tempo de contribuição, maior o redutor;

Expectativa de sobrevida: a expectativa de sobrevida também é um elemento que poderá influenciar na redução do valor do benefício à medida em que o beneficiário apresenta uma expectativa de vida maior, ou seja, quanto maior a expectativa de vida do segurado, menor o valor do benefício.

A expectativa de sobrevida do segurado na idade da aposentadoria será obtida a partir da tabela completa de mortalidade construída pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para toda a população brasileira, considerando-se a média nacional única para ambos os sexos.



Publicada a tabela de mortalidade, os benefícios previdenciários requeridos a partir dessa data considerarão a nova expectativa de sobrevida.



O fator previdenciário será calculado considerando-se a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuição do segurado ao se aposentar, mediante a fórmula:







Onde:

f = fator previdenciário;

Es = expectativa de sobrevida no momento da aposentadoria;

Tc = tempo de contribuição ao INSS até o momento da aposentadoria;

Id = idade no momento da aposentadoria; e

a = alíquota de contribuição correspondente a 0,31 (constante, que corresponde a 20% das contribuições patronais, mais até 11% das contribuições do empregado).



O CÁLCULO DO FATOR NÃO FOI O ESPERADO - O QUE FAZER?



Ao requerer a aposentadoria, o segurado não tem conhecimento da renda mensal inicial que passará a receber, nem a incidência do fator previdenciário no cálculo do benefício. Essas informações somente são fornecidas na carta que o INSS envia comunicando que a aposentadoria foi concedida.



Se o segurado entrou com pedido de aposentadoria e ao receber o comunicado do INSS informando qual o valor que irá receber não ficar satisfeito com o valor do benefício, poderá desistir da aposentadoria.



A condição, no entanto, é não sacar o primeiro pagamento depositado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nem o FGTS ou o PIS. A condição anterior que era de 30 dias para a desistência foi alterada pelo Decreto nº 6.208, de 19 de setembro de 2007, que estabeleceu as novas condições citadas.



Em caso de desistência, o processo de requerimento do benefício já concedido será arquivado, e o segurado poderá aguardar a data que melhor lhe convier para entrar com novo requerimento de aposentadoria.



A imposição do prazo de 30 dias para cancelamento causava prejuízos irreversíveis aos segurados da Previdência Social. Isso acontecia, por exemplo, com um segurado que decidia adiar por mais algum tempo sua aposentadoria em troca de um benefício maior, mas só fazia as contas depois da concessão, que é quando o INSS define os valores que serão pagos mensalmente.



O presidente do INSS, Marco Antonio de Oliveira, afirma que o decreto garante ao segurado a condição de optar ou não pela aposentadoria após saber o valor do benefício e fazer os cálculos que achar convenientes. "Decidimos extinguir o prazo de 30 dias para facilitar a decisão do cidadão. Somente com a efetivação do saque é que ele estará confirmando a aposentadoria", ressaltou Oliveira.



Ele lembra que o prazo anterior, além de causar transtornos para os segurados, aumentava a demanda nas Agências da Previdência Social (APS), devido à perda do prazo. Agora, o cancelamento pode ser pedido a qualquer momento, mesmo que o primeiro pagamento já tenha sido encaminhado ao banco. O segurado só não pode sacar o valor.



No caso de o segurado optar por cancelar o pedido de aposentadoria, ele deverá se dirigir à Agência da Previdência Social (APS) em que deu entrada no requerimento para comunicar a decisão.



Estas e outras informações sobre aposentadoria você poderá encontrar na obra Direito Previdenciário, além de cálculos do Fator Previdenciário e situações para cada tipo de aposentadoria.

PERDÃO!



Nossa vida,
é uma caixinha de surpresas!
elas podem ser:
alegres, tristes, adversas,
e podem até, nos decepcionar!
quando queremos ser dono da razão...
sem ter razão!
Quando precisamos pedir desculpas,
mas...
o "eu" não deixa!
Quando queremos ajudar,
sem pelo menos pensar
em trocas, remunerações,
recompensas!
em retornos,
Temos que deixar o nosso coração falar!
e deixar o que passou, e nos amargurou,
enterrado e procurar esquecer!
Sem mágoas.
Enterrar o passado q nos oprime!
E dizer:
"Eu" quero consertar!
"Hei" vc aí!
Se te ofendi! Me desculpa!
Só Jesus! Com seu poder!
Só o Espírito Santo! Com sua Graça!
pode nos socorrer!

Diante das reações, de cada obstáculo.
temos que olhar firme p Jesus!
Orações são ouvidas, e as Misericordias do Senhor,
vão se renovando a cada manhã!
Pq a nossa alegria se chama "JESUS"!
Ele! È Maravilhoso!
Se somos infieis, Ele permanece FIEL!
II Tm.2:13
Mariana

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

mensagens de auto ajuda!


Projeto Pessoal

Uma forma eficaz de fazer com que nada de novo, construtivo ou verdadeiramente emocionante aconteça na sua vida, é não fazer simplesmente nada. Apenas fique parado, assistindo a vida passar, como quem assiste a um filme. Continue a admirar o feito de seus amigos. Continue a achar interessante não sentir o gosto do fracasso, mas lembre-se também que isso se deve ao fato de você na verdade nunca ter ido à luta. Ficar acomodado e não fazer nenhum tipo de planejamento para a vida, é sonhar e apenas isso não vale! Sonhar, todo mundo sonha, não é um privilégio só seu. Realizar merece um pouco mais do que apenas querer...

Comece, procurando dar verdadeiro sentido a sua vida. Neste processo é fundamental uma boa dose de ambição. "Feche para balanço". Analise tudo que você fez até agora. Procure planejar sua vida para os próximos dias, meses e por que não anos... Lance-se a desafios factíveis e procure vencê-los. Um bom curso, o término da faculdade, um carro novo, "aquele" curso de inglês, o "nem tão distante" MBA, uma casa de praia, um barco, uma piscina, conquistar um bom trabalho, crescer e ocupar posições de destaque na empresa que você está... Pense a vontade... Vale qualquer coisa. Agora pare de sonhar e comece a planejar a sua vida. Comece a elaborar O SEU PROJETO PESSOAL.

Você deve fixar metas a curto, médio e longo prazos e acompanhar o cumprimento de cada etapa. Isto ajuda a manter a motivação.

OS DESAFIOS DÃO VERDADEIRO SABOR À VIDA.



”Famoso Sábio
Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, no Egito com o objetivo de visitar um famoso sábio. O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estão seus móveis? perguntou o turista.
E o sábio, bem depressa, perguntou também:
- E onde estão os seus?
- Os meus? surpreendeu-se o turista...
- Mas eu estou aqui só de passagem!
- Eu também... concluiu o sábio.
[A VIDA NA TERRA É SOMENTE UMA PASSAGEM... NO ENTANTO, ALGUNS VIVEM COMO
SE FOSSEM FICAR AQUI ETERNAMENTE, E ESQUECEM DE SER FELIZ.]


”Liderança é Tudo!!!

Há muitos e muitos anos, viveu um homem do mar, conhecido como "O Capitão".
Ele era muito valente e jamais teve medo diante de qualquer inimigo.

Certa vez, navegando pelos sete mares, um dos vigias da embarcação viu que se aproximava um barco pirata.

O Capitão gritou: "Tragam a minha camisa vermelha !" E vestindo-a,ordenou aos seus homens: "Ataquem ! Ataquem e vençam estes malditos piratas !"

E assim foi feito, e derrotaram os piratas.

Alguns dias mais tarde, o vigia viu dois barcos piratas. O Capitão pediu novamente sua camisa vermelha e a vitória voltou a ser sua. Nesta mesma noite, seus homens perguntaram porque ele sempre pedia a camisa vermelha,antes de entrar na batalha, e o Capitão respondeu:

"Se eu for ferido em combate, a camisa vermelha não deixará que meus homens vejam meu sangue, e assim, todos continuarão lutando sem medo."
Todos os homens, diante daquela declaração, ficaram em silêncio, maravilhados com a coragem de seu comandante.

Logo no amanhecer do dia seguinte, o vigia viu não um ou dois, mas DEZ barcos piratas que se aproximavam.

Toda a tripulação, assustada, dirigiu os olhos para o Capitão, e ele, com sua voz potente e sem demonstrar nenhum medo, gritou:

"Tragam a minha calça marrom!!!"



”Ponha um Tubarão em sua vida
Para quem tiver um pouquinho de tempo, vale a pena ler...
Os japoneses sempre adoraram peixe fresco. Porém as águas perto do Japão não produzem muitos peixes há décadas. Assim, para alimentar sua população, os japoneses aumentaram o tamanho dos navios pesqueiros e começaram a pescar mais longe do que nunca. Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostaram do gosto destes peixes.
Para resolver este problema as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo. Entretanto, os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado, é claro, eles não gostaram do peixe congelado.
Entretanto, o peixe congelado tornou os preços mais baixos. Então as empresas de pesca instalaram tanques de peixe nos navios pesqueiros.
Eles podiam pescar e enfiar esses peixes nos tanques, "como sardinhas".
Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Eles chegavam cansados e abatidos, porém, vivos.
Infelizmente, os japoneses ainda podiam notar a diferença do gosto.
Por não se mexerem por dias, os peixes perdiam o gosto de frescor. Os japoneses preferiam o gosto de peixe fresco e não o gosto de peixe apático. Então, como os japoneses resolveram este problema? Como eles conseguiram trazer ao Japão peixes com gosto de puro frescor?
Se você estivesse dando consultoria para a empresa de pesca, o que você recomendaria?
Quando as pessoas atingem seus objetivos tais como: Quando encontram um namorado maravilhoso, quando começam com sucesso numa empresa nova,quando pagam todas suas dívidas ou o que quer que seja, elas podem perder as suas paixões.
Elas podem começar a pensar que não precisam mais trabalhar tanto, então relaxam. Elas passam pelo mesmo problema que os ganhadores de loteria que gastam todo seu dinheiro, o mesmo problema de herdeiros que nunca crescem e de donas de casa, entediadas, que ficam dependentes de remédios de tarja preta.
Para esses problemas, inclusive no caso dos peixes dos japoneses, a solução é bem simples. L. Ron Hubbard observou no começo dos anos 50:
"O homem progride, estranhamente, somente perante a um ambiente desafiador".
Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema. Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistar esses desafios, você fica muito feliz.
Você pensa em seus desafios se sente com mais energia. Você fica excitado em tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!
Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda colocam os peixes dentro de tanques. Mas, eles também adicionam um pequeno tubarão em cada tanque. O tubarão come alguns peixes, mas a maioria dos peixes chega "muito vivo" no destino. Os peixes são desafiados.
Portanto, ao invés de evitar desafios, pule dentro deles. Massacre-os.
Curta o jogo. Se seus desafios são muito grandes e numerosos, não desista. Se reorganize. Busque mais determinação, mais conhecimento e mais ajuda. Se você alcançou seus objetivos, coloque objetivos maiores.
Uma vez que suas necessidades pessoais ou familiares forem atingidas, vá de encontro aos objetivos do seu grupo, da sociedade e até mesmo da humanidade.
Crie seu sucesso pessoal e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e destrezas para fazer diferença. "Então, meu amigo, ponha um tubarão no seu tanque e veja quão longe você realmente pode chegar".
(Texto de um MBA americano)


”A verdade
Certa vez um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse seu sonho.
- Que desgraça, senhor! exclamou o sábio. Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!
- Mas que insolente!, gritou o sultão. Como se atreve a dizer tal coisa?!
O sultão chamou os guardas e mandou que lhe dessem cem chicotadas.
Ordenou, em seguida, que chamassem outro sábio, para interpretar o mesmo sonho. O outro sábio disse:
- Senhor, uma grande felicidade vos está reservada! O sonho indica que irá viver mais que todos os vossos parentes!
A fisionomia do sultão iluminou-se e ele mandou dar cem moedas ao sábio.
Quando este saía do palácio, um cortesão perguntou:
- Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma do seu colega e, no entanto, ele levou chicotadas e você moedas de ouro!
- Lembre-se sempre, amigo, respondeu o sábio, que tudo depende da maneira de dizer as coisas.
E esse é um dos grandes desafios da humanidade!
É daí que vem a felicidade ou a desgraça; a paz ou a guerra.
A verdade sempre deve ser dita, não resta a menor dúvida, mas a forma como ela é dita é que faz toda a diferença.



”Serenidade
Em uma cidade do interior, havia um homem que não se irritava e não discutia com ninguém. Sempre encontrava uma saída cordial, não feria a ninguém, nem se aborrecia com as pessoas. Morava em modesta pensão, onde era admirado e querido.
Para testá-lo, seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o levariam a um jantar. Trataram todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender a mesa reservada para a ocasião. Assim que iniciou o jantar, como entrada foi servida uma saborosa sopa, da qual o homem gostava muito.
A garçonete chegou próxima a ele, pela esquerda, e ele, prontamente, levou seu prato para aquele lado, a fim de facilitar a tarefa de servir.
Mas ela serviu todos os demais, e, quando chegou a vez dele, foi para outra mesa.
Ele esperou, calmamente e em silêncio, que ela voltasse. Quando ela se aproximou outra vez, agora pela direita, para recolher o prato, ele levou outra vez seu prato na direção da jovem, que novamente se distanciou, ignorando-o. Após servir todos os demais, passou rente a ele, acintosamente, com a sopeira fumegante, exalando saboroso aroma como quem havia concluído a tarefa e retornou à cozinha.
Naquele momento não se ouvia qualquer ruído. Todos o observavam discretamente, para ver sua reação.
Educadamente ele chamou a garçonete, que se voltou, fingindo impaciência e disse-lhe:
- O que o senhor deseja?
Ao que ele respondeu, naturalmente:
- A senhora não me serviu a sopa.
Novamente ela retrucou, para provocá-lo, desmentindo-o:
- Servi, sim senhor!
Ele olhou para ela, olhou para o prato vazio e limpo e ficou pensativo por alguns segundos...
Todos pensaram que ele iria brigar... Suspense e silêncio total.
Mas o homem surpreendeu a todos, ponderando tranqüilamente:
- A senhorita serviu sim, mas eu aceito um pouco mais!
[Em toda a história da humanidade, as guerras jamais conquistaram a paz.
Somente o diálogo e o desprendimento foram capazes de promover a paz e a
harmonia entre as pessoas.]


”Desenferrujar

Quantas e quantas vezes a melhor solução é sair do lugar, da posição que se ocupa e ir ao encontro dos outros. Se não nos amam, vamos procurar amar e muita coisa vai mudar. Não esperar que sempre venham, atrás da gente, que nos tratem bem.

Não se deixe enferrujar pela vida! Renove seu espírito! Redescubra novos ideais! Alimente outros objetivos! E a sua vida não se estagnará, mas terá nova dinâmica. Depende muito de você!

O fim de uma pessoa começa quando pensa que já chegou onde queria, que já realizou o que desejava, que já esgotou seus sonhos, etc.

Quando não se aspira a mais nada, quando não se tem mais nenhum objetivo a alcançar ou algo a fazer, a vida realmente toma-se um peso, envolve-se de tédio, vai acabando com a pessoa em pouco tempo.

É lamentável chegar ao fim da vida sem sequer saber por que se viveu.

Autor: José Alberto

Livro: Uma Palavra Amiga



”O Certo e o Errado

As religiões, a sociedade convencionaram o certo e o errado, utilizando critérios próprios.
Quem obedece a esses critérios é catalogado como pessoa equilibrada e é aceito pela maioria.

Diante da conquista de novos conhecimentos, essa avaliação vai se modificando.
A verdade vai aparecendo aos poucos.

Copiamos os modelos instituídos porque desejamos ser aceitos e amados pela maioria. Acreditamos que isso seja valorização.

Mas o que fazer com nossos sentimentos que não se encaixam nesses papéis? Ignorá-los?
Sufocá-los para que ninguém perceba que somos diferentes?

Temos medo de ser diferentes.

O que tememos já está acontecendo.

Nós somos diferentes. Cada um é cada um.

Não existem duas criaturas iguais.

Você morre de medo de não ser uma pessoa "certinha"

Nesse caso, em tudo que vai fazer há sempre um severo juiz dentro de sua cabeça,
avaliando se cada ato seu está ou não dentro do papel.

Será que isso está certo?

O medo de fazer "algo errado" é tão grande que há pessoas que não fazem nada sem antes consultar os outros.

O pai, a mãe, o irmão mais velho, o amigo inteligente, o guru, os espírito, o psicólogo, o tarô, a cartomante.
E como cada um é um e tem seu próprio modo de perceber as coisas, os conselhos serão tantos e tão diferentes que, no fim, a indecisão fica maior.

Sempre que você depende dos outros para saber o que deve fazer, está se classificando como incapaz.

Isso é uma grande ilusão.

Por ser diferente, você não é inferior a ninguém.

Não lhe falta nada.

Você é só você.

Tem seu próprio modo de sentir e de fazer as coisas.

É tão capaz quanto qualquer pessoa.

O problema é que você não acredita, não confia em si e dessa forma abdica de seu poder de realização.

Pergunta-se:
Você sempre faz o que seu coração pediu ou o que seu juiz lhe dizia que deveria ser certo?

Quando foi contra seu coração, lembra-se da sensação de vazio e de aperto no peito que sentiu?
Pois é. Esse aperto no peito é indício seguro de que você sufocou seus verdadeiros sentimentos, se anulou em favor do papel social.

Quando não somos verdadeiros, a insatisfação aparece.

Todas as pessoas que não se acreditam boas tentam compensar.

Como sentem vergonha do que pensam ser, fingem ter virtudes que ainda não possuem
mas que gostariam de ter.

Para elas, errar seria um caos.

E como "sabem" que não estão sendo verdadeiras, estão se desrespeitando .

Ninguém pode ser feliz se sentindo assim.

Foram aqueles que saíram do "padrão" e das "regras" do convencional que acionaram o progresso do mundo sem se preocupar com o certo ou o errado.

O próprio Jesus Cristo, se tivesse entrado nos padrões sociais de sua época, teria fracassado em sua missão.

O carisma é uma expressão da alma.

Quando a alma fala, sua essência espiritual e divina se manifesta, e a pessoa brilha, conquista, aparece.

É nela que reside sua força e poder.

Negá-la é preferir a obscuridade.

Se você quer ser feliz, mande embora seu "severo juiz", ouça seu coração. Valorize o que sente e seja uma pessoa verdadeira.

Assuma seus sentimentos.

Só diga "sim" depois de sentir o que realmente quer.

Caso contrário, não tenha receio de dizer "não".

Confie em seus critérios, Você pode!

Experimente.

"Você pode mudar sua vida, está em suas mãos criar e modificar o próprio destino. O poder é só seu!"

(Desconheço a Autoria) -quem souber me avise-



”Continue Andando

Às vezes o caminhar é lento, mas o importante é não parar.
Mesmo um pequeno progresso é um avanço na direção certa.
E qualquer um é capaz de fazer um pequeno progresso.
Se você não pode conquistar algo importante hoje, conquiste algo menor.
Pequenos riachos se transformam em rios poderosos.
Continue em frente.
O que de manhã parecia fora do alcance, pode ficar mais
próximo à tarde se você continuar em frente.
O tempo que usar trabalhando com paixão e
intensidade aproximará você do seu objetivo.
É bem mais difícil começar de novo se você para completamente.
Então, continue em frente.
Não desperdice a chance que você mesmo criou.
Existe algo que pode ser feito agora mesmo, ainda hoje.
Pode não ser muito, mas fará com que você continue no jogo.
Caminhe rápido enquanto puder.
Caminhe lentamente quando for preciso.
Mas, seja o que for, continue andando.



”Nem Tudo é Fácil

É difícil fazer alguém feliz, Assim como é fácil fazer tristeza.
É difícil dizer EU TE AMO, Assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, Assim como é fácil perdê-lo para sempre
É difícil agradecer pelo dia de hoje, Assim como é fácil viver mais um dia
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, Assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua
É difícil se convencer de que se é feliz, Assim como é fácil achar que sempre falta algo
É difícil fazer alguém sorrir,
Assim como é fácil fazer chorar
É difícil colocar-se no lugar de alguém, Assim como é fácil olhar para o próprio umbigo
Se você errou, peça desculpas .... É difícil pedir perdão ???
Mas quem disse que é fácil ser perdoado ?? Se alguém errou com você, perdoa-o ...
É difícil perdoar ???? Mas quem disse que é fácil se arrepender ???
Se você sente algo, diga ... É difícil se abrir ???
Mas quem disse que é fácil encontrar alguém que queira escutar ???
Se alguém reclama de você, ouça ... É difícil ouvir certas coisas ???
Mas quem disse que é fácil ouvir você ??!! Se alguém te ama, ame-o ....

É difícil entregar-se ???Mas quem disse que é fácil ser feliz ??!! Nem tudo é fácil na vida ... Mas, com certeza, nada é impossível ...
Precisamos acreditar, ter fé e lutar para que não apenas sonhemos mas, também tornemos todos estes sonhos , realidade



”Recomeçar

Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e o mais importante, acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período?
Foi aprendizado...
Chorou muito?
Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes?
É porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora...
Pois é... agora é hora de reiniciar, de pensar na luz, de encontrar
prazer nas coisas simples de novo.
Que tal um novo emprego? Uma nova profissão?
Um corte de cabelo arrojado... diferente?
Um novo curso... ou aquele velho desejo de aprender a pintar, desenhar, dominar o computador ou qualquer outra coisa...
Olha quanto desafio, quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.
Tá se sentindo sozinho?
Besteira. Tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento".
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza... nem nós mesmos nos suportamos...
Ficamos horríveis...
O mal humor vai comendo nosso fígado...
Até a boca fica amarga.
Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?
Ir alto...
Sonhe alto, queira o melhor do melhor, queira coisas boas para a vida...
Pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos.
Se pensamos pequeno, coisas pequenas teremos.
Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor...
O melhor vai se instalar na nossa vida.
E é hoje o dia da faxina mental...
Joga fora tudo que te prende ao passado, ao mundinho de coisas tristes...
Fotos, peças de roupa, papel de bala, ingressos de cinema, bilhetes de viagens e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados.
Jogue tudo fora, mas, principalmente, esvazie seu coração.
Fique pronto para a vida, para um novo amor.
Lembre-se de que somos apaixonáveis, somos sempre capazes de amar
muitas e muitas vezes.
Afinal de contas, nós somos o "Amor"...
"Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha
altura."
(Carlos Drummond Andrade)



”A elegância do Comportamento

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.
É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.
É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada.
É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.
Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no dia a dia.
É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores, porque não sentem prazer em humilhar os outros.
É possível detectá-la em pessoas pontuais.
Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se atende. Oferecer flores é sempre elegante.
É elegante não ficar espaçoso demais. É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro. É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais. É elegante retribuir carinho e solidariedade. Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.
Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante. Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo. A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que "com amigo não tem que ter estas frescuras".
Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os inimigos é que não irão desfrutá-la. Educação enferruja por falta de uso. E, detalhe: não é frescura.
É A ELEGÂNCIA DO COMPORTAMENTO...
"Não há caminho novo. O que há de novo é o jeito de caminhar".
(Thiago de Melo)



”Bom Dia

Como é bom dizer Bom Dia para pessoas tão especiais.
Você sabe que é especial e também deve saber porque é especial.
E, além de ser especial, você deve conhecer sua especialidade também, algo ligado ao seu talento, aos seus dons.

Isto é o que há de mais positivo em sua personalidade e por isso flui tão naturalmente e faz de você essa pessoa tão completa.
Sua especialidade é que a torna uma pessoa singular.
Você tem muito tempo pela frente neste dia.
Aproveite para usar sua especialidade e dar valor a ela.
Assim, cada atitude sua , por mais simples que seja, ganhará uma dimensão de grandeza.
Este será mais um dia para você chegar perto do lugar onde quer e merece estar.
E ao mesmo tempo você criará condições para que outras pessoas também caminhem com você nessa conquista.
Exatamente agora, quando ocorrem os primeiros pensamentos do dia, você cria as condições para atingir seus objetivos.
Por isso, escolha bem, e cuide bem de seus pensamentos.
Se há algum problema pela frente, não evite, resolva.

Não de espaço também para medos e maus pressentimentos.
Na sua cabeça só deve haver lugar para confiança.

Acredite na sua força interior.
Alegre-se em fazer parte do milagre da raça humana...
Acredite neste dia...
Acredite em você...
E um bom dia!!!

Se está bravo com alguém, e ninguém faz qualquer coisa para consertar a
situação... conserte você. Talvez hoje, aquela pessoa ainda quer ser seu
amigo, e se você não consertar isto, talvez amanhã pode ser muito tarde.
Se está apaixonado por alguém, mas a pessoa não sabe... diga a ela.
Talvez hoje, aquela pessoa também esteja apaixonado por você e se você
não falar isto hoje, talvez amanhã pode ser muito tarde.
Se você morre de desejos de dar um beijo em alguém... então dê. Talvez
aquela pessoa também quer seu beijo, se você não dá isto a ela hoje,
talvez amanhã pode ser muito tarde. Se você ama alguém e acha que este
te esqueceu... então diga a ele. Talvez aquela pessoa sempre o amou e se
você não lhe disser isso hoje, talvez amanhã pode ser muito tarde.
Se você precisa de um abraço de um amigo... você deve pedir-lhe. Talvez
ele precise disto mais que você, e se você não lhe pedir hoje, amanhã
pode ser muito tarde.
Se você realmente tem amigos, aos quais aprecia... fale isto a eles.
Talvez eles também o apreciem, e se eles partem ou vão embora, talvez
amanhã pode ser muito tarde.



”O Perdão

Muitos ensinamentos enfatizam a importância do perdão como a mais
poderosa ferramenta em nosso desenvolvimento curativo e espiritual.
Dizem até que sua vibração transcende o Karma, ou a necessidade de repetir certas lições ao longo do caminho da vida.
Porém o que é o perdão e como realizá-lo?
O Perdão é simplesmente a vontade de liberar um rancor ou ressentimento. É só isto, é tudo isto!
Nisto três coisas são importantes:
1a - O perdoar não significa que toleremos um comportamento inaceitável;

2a - Não significa que você tem que se tornar vítima do mau
comportamento de alguém;
3a - O Perdão não requer que você se esqueça de uma mágoa que possa ter acontecido (isto não seria uma liberação e sim uma negação).
A prova dos nove para saber se perdoamos, é quando pensamos no assunto e resta pouca ou nenhuma carga emocional. Se ainda houver uma carga emocional, ainda há sentimentos que precisam ser respeitados e processados.
O perdão tem tudo a ver com vontade e escolha.
Então por que não perdoamos?
Por proteção (não ser magoado de novo), punição, orgulho... para distanciar um relacionamento (é parecido com proteção).
Quem sofre mais quando se escolhe o não perdão? Quem vai ficar com sua energia mais bloqueada? Alguma dúvida? Quem recusa o perdão é aquele que mais sofre.
Pense nas razões acima, quem está sendo mais punido?
Muitas vezes isto é a única coisa que sobrou de um relacionamento: a mágoa, o não perdão. É uma questão de espaço, desapegue, vá cuidar de você e deixar, que tal?
Que um novo relacionamento aconteça?
Alguém disse que quando não perdoamos o outro, estamos lhe dando de presente a nossa cabeça. Péssimo negócio! Que preço você tem pago para não perdoar?
O não perdão é sustentado por outro conceito errado, o de fazer da outra pessoa a sua fonte. Talvez você não receba o que deseja de alguém, mas isto não significa que o Universo não queira apoiá-lo por meio de outros canais.
Pense na abelha. O que faz ela, se chega a uma flor e seu néctar já foi comido? Ela fica ali e chuta a flor? Não! Ela simplesmente voa para outra flor.
Quando se perdoa, removendo assim um bloqueio no canal que você é, mudanças profundas e significativas ocorrem em sua vida. Fique atento a tudo que te dá a sensação de movimento e de mudança. E se permita a sentir uma profunda gratidão por sua vontade de perdoar, liberar e avançar.



”24 toques para ser mais feliz

01 - Seja ético.
A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma
valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de
vingança.
02 - Estude sempre e muito.
A glória pertence aqueles que têm um trabalho especial para oferecer.
03 - Acredite sempre no amor.
Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, está
com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se
separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.
04 - Seja grato(a) a quem participa de suas conquistas.
O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho
em equipe. Agradecer é a melhor maneira de deixar os outros motivados.
05 - Eleve suas expectativas.
Pessoas com sonhos grandes obtêm energia para crescer. Os perdedores
dizem "isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu
objetivo.
06 - Curta muito a sua companhia.
Casamento dá certo para quem não é dependente. Aprenda a viver feliz
mesmo sem homem/mulher ao lado. Se não tiver com quem ir ao cinema, vá
com a pessoa mais fascinante VOCÊ!
07 - Tenha metas claras.
A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas amores que não
geram relações enriquecedoras, talentos que não levam carreiras ao
sucesso, etc. Ter objetivos evita desperdícios de tempo, energia e
dinheiro.
08 - Cuide bem do seu corpo.
Alimentação, sono e exercício são fundamentais para uma vida saudável.
Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para os
outros gostarem também.
09 - Declare o seu amor.
Cada vez mais devemos exercer o nosso direito de buscar o que queremos
(sobretudo no amor). Mas atenção elegância e bom senso são fundamentais.
10 - Amplie os seus relacionamentos profissionais.
Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de
oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos
decisivos.
11 - Seja simples.
Retire da sua vida tudo o que lhe dá trabalho e preocupação
desnecessários.
12 - Não imite o modelo masculino do sucesso.
Os homens fizeram sucesso a custa de solidão e da restrição aos
sentimentos. O preço tem sido alto infartos e suicídios. Sem dúvida,
temos mais a aprender com as mulheres do que elas conosco. Preserve a
sensibilidade feminina - é mais natural e mais criativa.
13 - Tenha um orientador.
Viver sem é decidir na neblina, sabendo que o resultado só será
conhecido, quando pouco resta a fazer. Procure alguém de confiança, de
preferência mais experiente e mais bem sucedido, para lhe orientar nas
decisões, caso precise.
14 - Jogue fora o vício da preocupação.
Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e
estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem...
Defina suas metas, conquiste-as e deixe as neuras para quem gosta delas.
15 - O amor é um jogo cooperativo.
Se vocês estão juntos é para jogar no mesmo time.
16 - Tenha amigos vencedores.
Aproxime-se de pessoas com alegria de viver.
17 - Diga adeus a quem não o(a) merece.
Alimentar relacionamentos, que só trazem sofrimento é masoquismo, é
atrapalhar sua vida. Não gaste vela com mau defunto. Se você estiver com
um marido/mulher que não esteja compartilhando, empreste, venda, alugue,
doe... e deixe o espaço livre para um novo amor.
18 - Resolva!
A mulher/homem do milênio vai limpar de sua vida as situações e os
problemas desnecessários.
19 - Aceite o ritmo do amor.
Assim como ninguém vai empolgadíssimo todos os dias para o trabalho,
ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas
nuvens é o começo de muita frustração.
20 - Celebre as vitórias.
Compartilhe o sucesso, mesmo as pequenas conquistas, com pessoas
queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.
21 - Perdoe!
Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver
feliz. Todo mundo erra, a gente também.
22 - Arrisque!
O amor não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho, só terá
que decidir que pizza pedir. E o único risco será o de engordar.
23 - Tenha uma vida espiritual.
Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Reze antes
de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração e meditação são fontes de
inspiração.
24 - Muita paz, harmonia e amor... sempre!
(Roberto Shinyashiki)



”Dez Maneiras de Viver Melhor

1o Tenha em sua vida objetivos a serem concretizados. Não exista apenas, viva intensamente todos os momentos que lhe são proporcionados. Você não pode seguir em frente sem antes encontrar o caminho certo.
2o Momentos tristes fazem parte de seu crescimento. Não odeie a vida nos momentos difíceis, aprenda a aceitar e tentar resolver o que te aflige. A grandeza de um problema depende de como você o enxerga.
3o Tenha bons relacionamentos. Lembre que você nunca estará sozinho no mundo e que as pessoas tem sentimentos, assim como você. Antes de magoar alguém, se ponha no lugar. Ruim não é? Pois então, aprenda a sorrir a quem está ao seu lado e a vida sorrirá para você.
4o A verdade é a melhor amiga da sua consciência. Evite mentiras e enganações. Quem engana é o maior enganado. Você sabe que a verdade sempre aparece, então porque cultivar a falsidade? Mentira é negativa, desde a pequena até a mais grave. Também não guarde mágoas das pessoas que te mentiram ou te enganaram, elas são simplesmente pessoas menos evoluídas que você. Não as condene, a consciência delas se encarregará disso...
5o Olhe ao seu redor. Não pense 24 horas por dia em você. Neste momento, há muitas pessoas que precisam de sua ajuda, de seu conselho, de seu afeto. Ajude sempre que puder, nem que seja somente ouvindo seu amigo num dia difícil. Você não imagina o bem que fará. Quando você ajuda, o maior beneficiado é você.
6o Não desista de seus sonhos. Você é capaz de conseguir tudo o que quer, basta apenas dedicação e fé. Difícil? Não. Quando queremos e acreditamos, lutamos com toda nossa força. E o conseguir será apenas uma conseqüência. Mas lembre-se: às vezes, não conseguirmos o que queremos é um golpe de sorte. Então, tente. Se é o que você quer e é pra ser, sem dúvida SERÁ!
7o Siga sua intuição. Você sabe o que fazer, apenas tem que ouvir seu coração. Não se perca de si mesmo. Seja transparente e aja sempre como você acha que deve agir. Não se deixe manipular por pessoas dotadas de interesses. Ouça conselhos, eles são importantes mas jamais perca sua essência. Não decepcione a si mesmo...
8o Otimismo é a fórmula do sucesso. Quando você pensa positivo sobre o que quer, você se torna maior, mais forte. E quando você acha que na sua vida dá tudo errado? E exatamente isso que acontece. Você se torna incapaz e tudo tende a piorar. Deus está com você, então o que te impedirá de ser feliz?

9o Valorize o que você tem de mais precioso. O que você levará da vida? Não ponha bens materiais em primeiro lugar. É claro que todos queremos viver com conforto, mas lembre-se que há pessoas que tem de menos porque outras pessoas tem demais. Amigos, família, colegas, DEUS. Quer mais motivos para ser feliz? Valorize a riqueza que você possui e que enche de alegria a alma e o coração.
10o Tudo que fizer, faça com amor. Pois este é quem te salva, te ilumina e te guia. Este é o caminho que te levará a Deus. Mas só quem vive intensamente plantando o amor é que conhece o verdadeiro sentido da vida. Ame, acima de tudo. É essa a solução de seus problemas. É isso que te acalma. É isso que nos faz acreditar que podemos viver melhor.
Mande essa mensagem a todos que você ama e contribua para que suas vidas se encham de luz. Lembre-se, tudo depende de você. Basta amar....Esse é o segredo...



”Fácil e Dificil

Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado.
Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.
Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra fazer.
Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.
Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Difícil é mentir para o nosso coração.
Fácil é ver o que queremos enxergar.
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil.
Fácil é dizer "oi" ou "como vai?"
Difícil é dizer "Adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas...
Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados.
Difícil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.
Fácil é querer ser amado.
Difícil é amar completamente só. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar. E aprender a dar valor somente a quem te ama.
Fácil é ouvir a música que toca.
Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.
Fácil é ditar regras.
Difícil é segui-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.
Fácil é perguntar o que deseja saber.
Difícil é estar preparado para escutar esta resposta. Ou querer entender a resposta.
Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.
Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.
Fácil é dar um beijo.
Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.
Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.
Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro .
Fácil é sonhar todas as noites.
Difícil é lutar por um sonho.


”Dia de Hoje

Hoje não é apenas mais um dia. É um dia pleno, com suas próprias e especiais possibilidades. Hoje você pode fazer coisas que talvez não possa fazer nunca mais.

Para este dia especial, e para este momento especial, você traz seu eu especial. Em todo o mundo não há ninguém igual a você. Hoje é sua oportunidade de fazer o para sua vida, de ir de encontro às estrelas, de usar suas melhores habilidades.

O dia de hoje vai ser tão significativo e importante quanto você o tornar. Você tem todas as razões para torná-lo maravilhoso. O esforço que você fizer hoje, para dar o máximo de si mesmo, continuará a lhe trazer recompensas por muito tempo.

Realize as possibilidades do dia de hoje.



”Razões

Sua vida é fruto das suas próprias escolhas. Pelas decisões que toma, você escolhe seus pensamentos, seu nível de preparo físico, suas experiências, sua situação financeira, o que lhe cerca, as pessoas na sua vida. As circunstâncias não determinam quem você é. Elas revelam quem você é.

Olhe ao seu redor e você verá o resultado de suas escolhas. Todas suas escolhas tiveram uma razão. E, no centro delas, estão suas razões. A cada momento você toma decisões que têm impacto direto e cumulativo sobre sua vida.

Para cada decisão, existe uma razão. Pode ter sido estudada e ponderada, ou pode ter sido uma reação ao acaso, apressada. Ainda assim, existe uma razão por trás de tudo.

É por isso que a razão da vida é tão importante. É por isso que escolher de forma consciente e positiva é tão importante. Porque as razões da sua vida importam e muito. A cada momento e implacavelmente, suas ações moldam sua vida.



”A voz do Silêncio

Então, parei para interpretar a frase acima e imediatamente me veio à
cabeça situações em que o silêncio me disse verdades terríveis pois, você sabe, o silêncio não é dado a amenizar nada.
Um telefone mudo.
Um e-mail que não chega.
Um encontro onde nenhum dos dois abre a boca, seja para falar, seja para
tocar a outra boca.
Silêncios que falam sobre desinteresse, esquecimento, recusas.
Quantas coisas são ditas na quietude, depois de uma discussão.
O perdão não vem, nem um beijo, nem uma gargalhada para acabar com o clima de tensão.
Só ele permanece imutável, o silêncio, a ante-sala do fim.
É mil vezes preferível uma voz que diga coisas que a gente não quer ouvir,
pois ao menos as palavras que são ditas indicam uma tentativa de entendimento.
Cordas vocais em funcionamento articulam argumentos, expõem suas queixas, jogam limpo.
Já o silêncio arquiteta planos que não são compartilhados.
Quando nada é dito, nada fica combinado.
Quantas vezes, numa discussão histérica, ouvimos um dos dois gritar:
" Diz alguma coisa, mas não fica aí parado me olhando! "
É o silêncio de um mandando más notícias para o desespero do outro.
É claro que há muitas situações em que o silêncio é bem-vindo.
Para um cara que trabalha com uma britadeira na rua, o silêncio é um
bálsamo.
Para a professora de uma creche, o silêncio é um presente.
Para os seguranças de um show de rock, o silêncio é um sonho.
Mesmo no amor, quando a relação é sólida e madura, o silêncio a dois não
incomoda, pois é o silêncio da paz.
O único silêncio que perturba é aquele que fala...e fala alto.
É quando ninguém bate à nossa porta, não há recados na secretária
eletrônica e mesmo assim você entende a mensagem.
É triste receber como silêncio uma resposta que poderia estar repleta de
palavras doces.
Pense nisso.



”Esforço Individual

Você já pensou no valor do esforço individual?
Uma demonstração desse valor foi realizada numa noite escura, sem
estrelas, durante um comício patriótico no Coliseu de Los Ângeles.
Havia cerca de cem mil pessoas reunidas no local, quando o presidente
avisou que todas as luzes seriam apagadas.
Disse que, embora ficassem na mais completa escuridão, não havia motivo
para receio.
Quando as luzes se apagaram e as trevas tomaram conta do ambiente, ele
riscou um fósforo e perguntou à multidão "quem estiver vendo esta
pequenina luz queira exclamar sim!"
Um vozerio ensurdecedor partiu da assistência. Todos percebiam aquela
minúscula chama.
O silêncio se fez novamente e o homem falou "assim também fulgura um ato
de bondade num mundo de maldade."
E insistindo em suas idéias, lançou um desafio "vejamos agora o que
acontece se cada um de nós acender um palito de fósforo."
Num instante, quase cem mil minúsculas chamas banharam de luz a imensa
arena, fruto da colaboração de cem mil indivíduos, cada um fazendo a
parte que lhe tocava.
Essa foi a maneira singela que um homem utilizou para despertar nos
indivíduos o valor do esforço pessoal.
Geralmente, na busca de soluções para os problemas, imaginamos que
somente grandes feitos poderão ter um resultado eficiente.
Quando olhamos uma imensa montanha, por exemplo, concluímos que muito
trabalho foi preciso para que ela tomasse as dimensões que possui, mas
nos esquecemos de que ela é formada de pequenos grãos de areia.
Olhando o mundo sob esse ponto de vista, e fazendo a parte que nos cabe,
em pouco tempo teríamos um mundo melhor.
Mas se pensarmos que somos incapazes de mudar o mundo, o mundo
permanecerá como está por muito tempo.
Todos temos valores íntimos a explorar. Todos temos condições de
contribuir com uma parcela para a melhoria do mundo em que vivemos.
Como pudemos perceber, um palito de fósforo aceso, é capaz de derrotar
as trevas.
Pode ser uma pequena chama, mas a sua claridade é percebida à grande
distância.
Jesus falou das possibilidades individuais de cada um com a recomendação
"brilhe a vossa luz."
Assim, quando a situação se apresentar nublada em derredor, podemos
acender a nossa pequena chama e romper com a escuridão.
Não importa a situação em que estamos colocados, sempre poderemos fazer
algo de bom em benefício de todos.
Cada indivíduo é uma engrenagem inteligente agindo no contexto da
máquina social.
E a máquina somente funcionará em harmonia e atingirá seus objetivos se
todas as peças cumprirem a parte que lhes cabe.



”O mau e o bom

O sofrimento por que você passa faz a alegria brilhar muito mais.

Relaxar lhe dá energia para trabalhar de forma mais eficiente.

O tempo longe de quem você ama torna especial o tempo que passam juntos.

A morte faz com que a vida seja preciosa. O calor do verão torna o outono refrescante.

Ter que viver sem algo lhe faz valorizá-lo.

A doença faz da saúde algo que vale a pena ser perseguido.

A fome estimula a alimentação.

Freqüentemente, as coisas que consideramos “más” são as que tornam boas as coisas boas.

Como poderíamos reconhecer o prazer sem a dor?

Sem o desconforto, como poderíamos estar confortáveis?

Se não houvesse escuridão, como saberíamos o que é a luz?

Sem ignorância, qual seria o valor do conhecimento?

Em todas as direções e em todas as situações, a vida tem significado.

Em todo lugar existe a oportunidade da realização.

Ao invés de amaldiçoar a escuridão, aprecie a luz que ela torna possível.



”Atalhos

Se você procura apenas a recompensa, mesmo que você a consiga ela não terá significado nenhum. Procure, ao invés disso, estar à altura da recompensa e, conseguindo-a ou não, você a terá.

De que vale a recompensa sem o esforço e a conquista? Que significado ela tem? Muito melhor é merecer a recompensa que você não ganha, do que ganhar a recompensa que você não merece.

Tudo que é precioso e valioso – seja um diamante, uma idéia, um automóvel de luxo, uma relação pessoal ou um negócio em crescimento – extrai seu valor do esforço que você empenha em criá-lo ou obtê-lo. Obter valor sem esforço é impossível, porque o esforço é o valor. Desejar a recompensa sem a conquista é perder de vista o que realmente importa.

Ainda assim, freqüentemente acreditamos ver atalhos, tesouros instantâneos que tornarão nossa vida melhor da noite para o dia. Isso é um tremendo desperdício porque o tempo, as esperanças, as expectativas que investimos quando perseguimos algo sem uma razão trazem muito pouca realização.

Se você tentar chegar ao seu destino sem fazer a viagem, você não chegará a lugar algum. Ao invés disso, continue sua viagem e o destino ficará mais próximo a cada minuto.



”Acredite no Amanhã

Olhe no seu jardim as rosas entreabertas,
nunca as pétalas caídas...
Observe em seu caminho a distância vencida,
nunca o que falta ainda...
Guarde em seu olhar os brilhos de alegria,
nunca as névoas de tristezas...
Retenha em sua voz risadas e canções,
nunca os seus gemidos...
Conserve em seus ouvidos as palavras de amor,
nunca as de ódio...
Grave em sua pupila o nascer das auroras,
nunca os seus poentes...
Conserve em seu rosto as linhas do sorriso,
nunca os sulcos do seu pranto...
Conte aos homens o azul de suas primaveras,
nunca as tempestades do verão...
Guarde em sua face apenas as carícias,
esqueça as bofetadas...
Conserve em seus pés os passos retos e puros,
esqueça os transviados...
Guarde em suas mãos as flores que ofertaram,
esqueça os espinhos que ficaram...
Em seus lábios, conserve as mensagens bondosas,
esqueça as maldições...
Relembre com prazer as suas escaladas,
esqueça o prazer fútil das descidas...
Relembre os dias em que fostes água limpa,
esqueça as horas em que fostes brejo...
Conte e mostre as medalhas das suas vitórias,
esqueça as cicatrizes das derrotas...
Olhe de frente o sol que existe em sua vida,
esqueça a sombra que fica atrás...
A flor que desabrocha é bem mais importante
do que mil pétalas caídas...
Só um olhar de amor pode levar consigo calor
para aquecer muitos invernos.
A bondade é mais forte em nós e dura muito
mais do que o mal que nós mesmos praticamos.
Seja otimista!
Não se esqueça de que é no fundo da noite sem
luar que as estrelas brilham muito mais!



”Se for...

Se for pra esquentar, que seja no sol.
Se for pra enganar, que seja o estômago.
Se for pra chorar, que seja de alegria.
Se for pra mentir, que seja a idade.
Se for pra roubar, que seja um beijo.
Se for pra perder, que seja o medo.
Se for pra cair, que seja na gandaia.
Se existir guerra, que seja de travesseiro.
Se existir fome, que seja de amor.
Se for pra ser feliz, que seja o tempo todo.



”Faça

A vida melhora imensamente quando você pára de deixar as coisas acontecerem e passa a fazer as coisas acontecerem. Ao invés de ser uma vítima, seja alguém que faz. Ao invés de procurar alguém para culpar, procure pelo que você pode fazer. Ao invés de perguntar “Por que isso aconteceu comigo?”, pergunte “O que posso fazer?”

Estabeleça suas prioridades e concentre-se em seus objetivos. Nenhuma situação pode lhe derrotar quando você vive com determinação. As coisas que lhe acontecem têm uma importância menor ao lado do que você pode fazer com elas.

Seu senso de direção, seu foco, seu comprometimento e ação eficaz guiarão você em qualquer situação, não importa o que aconteça.

Seja responsável – nos seus pensamentos, suas palavras, suas crenças, suas ações – pelas coisas que acontecem, e elas serão muito mais ao seu gosto. Faça a vida acontecer e ela acontecerá para você também.



”Borboletas

Dê o que você tem de melhor e a vida lhe retribuirá!
Muitas vezes, passamos um longo tempo de nossas vidas correndo desesperadamente atrás de algo que desejamos, seja um amor, um emprego, uma amizade, uma casa, etc.

Muitas vezes, a vida usa símbolos, acontecimentos que são sinais para que possamos entender que, antes de merecermos aquilo que desejamos, precisamos aprender algo de importante,
precisamos estar prontos e maduros para viver determinadas situações.
Se isso está acontecendo na sua vida, pare e reflita sobre a seguinte frase:
Não corra atrás das borboletas. Cuide do seu jardim e elas virão até você!
Devemos compreender que a vida segue seu fluxo e que esse fluxo é perfeito.

Tudo acontece nos seu devido tempo. Nós, seres humanos, é que nos tornamos ansiosos e estamos constantemente querendo "empurrar o rio". O rio vai sozinho, obedecendo o ritmo da natureza.
Se passarmos todo o tempo desejando as borboletas e reclamando porque elas não se aproximam da gente, mas vivem no jardim do nosso vizinho, elas realmente não virão.

Mas se nos dedicarmos a cuidar de nosso jardim, a transformar o nosso espaço (a nossa vida) num ambiente
agradável, perfumado e bonito, será inevitável - as borboletas virão até nós!



”As três peneiras

Olavo foi transferido de projeto. Logo no primeiro dia, para fazer média com o chefe, saiu-se com esta:
- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...
Nem chegou a terminar a frase, o chefe aparteou:
- Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras, chefe?
- A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
- Não. Não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. - Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Claro que não! Nem pensar, Chefe.
- Então, sua historia vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira que é a NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?
- Não chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que iria contar - fala Olavo, surpreendido.
- Pois é Olavo. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? - diz o chefe sorrindo e continua: - Da próxima vez em que surgir um boato por ai, submeta-o ao crivo dessas três peneiras: VERDADE, BONDADE, NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque:
PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS;
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS;
PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS.



”Crise de Identidade

Nesta altura da vida, já não sei mais quem sou.
Na ficha do médico, apareço como cliente.
No restaurante, sou freguês.
Quando alugo uma casa, viro inquilino.
Na condução, sou passageiro.
Nos correios, sou remetente.
No supermercado, sou consumidor.
Para a Receita Federal, sou contribuinte.
Com o prazo vencido, sou inadimplente, e se não pago, sou sonegador.
Para votar, sou eleitor; mas, no comício, sou massa.
Em viagem viro turista.
Na rua, caminhando, sou pedestre, e se me atropelam, viro acidentado.
No hospital, me transformo em paciente. Para os jornais, sou vítima.
Se compro um livro, viro leitor.
Se ligo o rádio, sou ouvinte.
Para o Ibope, sou espectador.
No futebol, eu que já fui torcedor, virei galera.
E, quando morrer, ninguém vai se lembrar do meu nome...
Vão me chamar de finado, extinto, defunto e de desencarnado.
E o pior... para o Governo eu sou um imbecil...



”Personalidade

Se você não puder ser um pinheiro no topo da colina
Seja um arbusto no vale - mas seja o Melhor arbusto à margem do regato;
Seja um ramo, se não puder ser uma árvore.
Se não puder ser um ramo, seja um pouco de relva, e dê alegria a algum caminho;
Se não puder ser uma rosa, seja, então, apenas uma miosótis
Mas o miosótis mais vivo do lago!
Não podemos ser todos capitães; temos de ser tripulação,
Há alguma coisa para todos nós aqui.
Há grandes obras e outras, menores a realizar.
E é a próxima tarefa que devemos empreender.
Se você não puder ser uma estrada, seja apenas um caminho,
Se não puder ser o Sol, seja uma estrela.
Não é pelo tamanho que terá êxito ou fracasso -
Mas seja o melhor do que quer que você seja!

Quando se admira alguém,
O sentimento que existe é


”O Cavalinho

Certa tarde o paizão saiu para um passeio com as duas filhas, uma de oito e a outra de quatro anos. Em determinado momento da caminhada, Helena, a filha mais nova, pediu ao pai que a carregasse, pois estava
muito cansada para continuar andando.
O pai respondeu que estava também muito fatigado, e diante da resposta, a garotinha começou a choramingar e fazer "corpo mole".
Sem dizer uma só palavra, o pai cortou um pequeno galho de árvore e o entregou à Helena dizendo:
Olhe aqui um cavalinho para você montar, filha! Ele irá ajudá-la a seguir em frente.
A menina parou de chorar e pôs-se a cavalgar o galho verde tão rápido, que chegou em casa antes dos outros. Ficou tão encantada com seu cavalo de pau, que foi difícil fazê-la parar de galopar.
A irmã mais velha ficou intrigada com o que viu e perguntou ao pai como entender a atitude de Helena. O pai sorriu e respondeu dizendo: Assim é a vida, minha filha. Às vezes a gente está física e mentalmente cansado,
certo de que é impossível continuar. Mas encontramos então um "cavalinho" qualquer que nos dá ânimo outra vez.
[Esse cavalinho pode ser um bom livro, um amigo, uma canção...
assim, quando você se sentir cansada ou desanimada, lembre-se de que sempre haverá um cavalinho para cada momento, e nunca se deixe levar pela preguiça ou o desânimo. E Sorria!
A mais completa perda de tempo de todos os dias é aquela na qual você não sorriu nem uma vez.

Pense Nisso! Com carinho!]



”A Ratoeira

"Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali.
Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos:
"- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!! "
A galinha, disse:
"- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda."
O rato foi até o porco e lhe disse:
"- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !!!"
"- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces."
O rato dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse:
"- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não! "
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.
Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima.
A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou
a mulher...
O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre.
Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral.
O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos."



”Sabedoria Indigena

Um velho índio descreveu certa vez seus conflitos internos:
"Dentro de mim existem dois cachorros, um deles é cruel e mau, o outro é passivo e muito bom. Os dois estão sempre brigando."
Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga, o sábio índio parou, refletiu e respondeu:
"Aquele que eu alimento."



”Você é Capaz

Certa lenda conta que estavam duas crianças patinando em cima de um lago congelado.

Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam sem preocupação.

De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água.

A outra criança vendo que seu amiguinho se afogava debaixo do gelo, pegou uma pedra e começou a golpear com todas as suas forças, conseguindo quebrá- lo e salvar seu amigo.

Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:

- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que você tenha quebrado o gelo com essa pedra e suas mãos tão pequenas!

Nesse instante apareceu um ancião e disse:

- Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram: Como?

O ancião respondeu:

- Não havia ninguém ao seu redor para dizer-lhe que ele não seria capaz.



”Lição de Vida

Numa época em que um sorvete custava muito menos do que hoje, um menino de dez anos entrou numa lanchonete e sentou-se em uma mesa.

Uma garçonete colocou um copo de água na frente dele.

- Quanto custa um sundae? - perguntou.

- Cinqüenta centavos - respondeu a garçonete.

O menino puxou as moedas do bolso e começou a contá-las.

- Bem, quanto custa o sorvete simples? - perguntou outra vez.

Nessa altura, mais pessoas estavam esperando por uma mesa. A garçonete foi se irritando. De maneira brusca, ela respondeu:

- Trinta e cinco centavos.

O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse:

-Eu vou querer, então, o sorvete simples.

Depressa, a moça trouxe o sorvete simples e a conta. Colocou na mesa e saiu.

O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e foi embora.

Quando a garçonete contou e começou a limpar a mesa, não pôde deixar de chorar.

Ali, do lado do prato, havia duas moedas de cinco centavos e cinco moedas de um centavo.

Ou seja, o menino não pôde pedir o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete.

Ser grato aos que nos servem é um dever, tanto quanto servir com alegria.

Quem serve, deve mostrar gratidão pela oportunidade do trabalho.

Quem é servido deve demonstrar a gratidão pelo serviço do outro, de que necessita.

Em todo lugar sempre dependemos uns dos outros.



”Você já validou alguém hoje?

Todo mundo é inseguro, sem exceção. Os super-confiantes simplesmente disfarçam melhor. Não escapam pais, professores, chefes nem colegas de trabalho.
Afinal, ninguém é de ferro. Paulo Autran treme nas bases nos primeiros minutos de cada apresentação, mesmo que a peça que já tenha sido encenada 500 vezes. Só depois da primeira risada, da primeira reação do público, é que o ator se relaxa e parte tranqüilo para o resto do espetáculo. Eu, para ser absolutamente sincero, fico inseguro a cada novo artigo que escrevo, e corro desesperado para ver os primeiros e-mails que chegam.
Insegurança é o problema humano número 1. O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado se fôssemos todos um pouco menos inseguros.

Trabalharíamos menos, curtiríamos mais a vida, levaríamos a vida mais na esportiva. Mas como reduzir esta insegurança?
Alguns acreditam que estudando mais, ganhando mais, trabalhando mais resolveriam o problema. Ledo engano, por uma simples razão: segurança não depende da gente, depende dos outros. Está totalmente fora do nosso controle. Por isso segurança nunca é conquistada definitivamente, ela é sempre temporária, efêmera.
Segurança depende de um processo que chamo de "validação", embora para os estatísticos o significado seja outro. Validação estatística significa certificar-se de que um dado ou informação é verdadeiro, mas eu uso esse termo para seres humanos. Validar alguém seria confirmar que essa pessoa existe, que ela é real, verdadeira, que ela tem valor.
Todos nós precisamos ser validados pelos outros, constantemente. Alguém tem de dizer que você é bonito ou bonita, por mais bonito ou bonita que você seja. O auto conhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema. Ninguém pode auto validar-se, por definição.
Você sempre será um ninguém, a não ser que outros o validem como alguém.
Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer: "Você tem significado para mim".
Validar é o que um namorado ou namorada faz quando lhe diz: "Gosto de você pelo que você é". Quem cunhou a frase "Por trás de um grande homem existe uma grande mulher" (e vice-versa) provavelmente estava pensando nesse poder de validação que só uma companheira amorosa e presente no dia-a-dia poderá dar.
Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo. Estamos tão preocupados com a nossa própria insegurança, que não temos tempo para sair validando os outros. Estamos tão preocupados em mostrar que somos o "máximo", que esquecemos de dizer aos nossos amigos, filhos e cônjuges que o "máximo" são eles. Puxamos o saco de quem não gostamos, esquecemos de validar aqueles que admiramos.
Por falta de validação, criamos um mundo consumista, onde se valoriza o ter e não o ser. Por falta de validação, criamos um mundo onde todos querem mostrar-se, ou dominar os outros em busca de poder.
Validação permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente são, e não pelo que gostaríamos que fossem. Mas, justamente graças à validação, elas começarão a acreditar em si mesmas e crescerão para ser o que queremos.
Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competência: validar alguém todo dia.
Um elogio certo, um sorriso, os parabéns na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão para cima, um "valeu, cara, valeu".



”Bondade

Aquele moço seguia todos os dias pelo mesmo caminho.
Em suas viagens diárias do subúrbio, onde morava, ao centro da cidade, onde trabalhava, o trem sempre passava por um viaduto de onde se podia ver o interior de alguns apartamentos no prédio localizado em nível inferior.
Naquele lugar o trem diminuía a velocidade e por isso o rapaz podia observar através da janela de um dos apartamentos, uma senhora idosa deitada sobre a cama.
Ele via aquela cena há mais de um mês. A senhora certamente convalescia de alguma enfermidade, era o que ele pensava.
O jovem teve pena dela e desejou vê-la restabelecida.
Num domingo, achando-se casualmente naquelas imediações, cedeu a um impulso sentimental e foi até o prédio onde a senhora morava.
Perguntou ao porteiro o nome da anciã e depois lhe enviou um cartão com votos de restabelecimento, assinando apenas:"Um rapaz que passa diariamente de trem."
Dali a uma semana mais ou menos, a caminho de casa no trem, o jovem olhou como sempre, para a janela. No quarto não havia ninguém e a cama estava cuidadosamente arrumada.
No parapeito da janela, porém, estava afixado um pequeno cartaz escrito à mão e iluminado por uma lâmpada de cabeceira. Mostrava apenas uma frase singela de gratidão, dizendo: "Deus o abençoe"
Um jovem, com tanta sensibilidade fraternal, certamente é abençoado por Deus. Esse Deus que quer que suas criaturas se amem e se respeitem mutuamente.
Esse Deus que espera que nos ajudemos uns aos outros, sem preconceitos e sem arrogância.
Aquele jovem do trem não tinha outra intenção a não ser ajudar anonimamente a uma pessoa desconhecida, atendendo a um apelo do seu coração generoso.
E é por essas e outras razões que vale a pena acreditar que no mundo encontramos pessoas boas.
Há pessoas que se entregam à depressão e outras enfermidades por acreditarem que ninguém se importa com elas.
Assim, um simples gesto de solidariedade pode se constituir em um dos mais poderosos remédios contra esse tipo de mal.
E é um remédio que não custa nada, não tem contra-indicação e está ao alcance de todos.



”Os Ratos

Logo após a 2ª Guerra Mundial, um jovem piloto inglês experimentava o seu frágil avião monomotor numa arrojada aventura ao redor do mundo.
Pouco depois de levantar vôo de um dos pequenos e improvisados aeródromos da Índia, ouviu um estranho ruído que vinha de trás do seu assento.
Percebeu logo que havia um rato à bordo e que poderia, roendo a cobertura de lona, destruir o seu frágil avião.
Poderia voltar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo, perigoso e inesperado passageiro. Lembrou-se, contudo, de que os ratos não resistem a grandes alturas. Voando cada vez mais alto, pouco a pouco cessaram os ruídos que quase colocaram em perigo a sua viagem.
Moral da estória:
Se o ameaçarem destruir por inveja, calúnia, maledicência, disse me disse, voe mais alto.
Se o criticarem, voe mais alto...
Se fizerem injustiças a você, voe mais alto!!!
Lembre-se sempre que eles não resistem às grandes alturas ...



”Batatas

O professor pediu para que os alunos levassem batatas e uma bolsa de plástico para a aula.
Durante a aula ele pediu para que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas, escrevessem os seus nomes nas batatas e as colocassem dentro da bolsa.
Algumas das bolsas ficaram muito pesadas. A tarefa consistia em, durante uma semana, levar a todos os lados a bolsa com batatas.
Naturalmente a condição das batatas foi se deteriorando com o tempo.
O incômodo de carregar a bolsa, a cada momento, mostrava-lhes o tamanho do peso espiritual diário que a mágoa ocasiona, bem como o fato de que, ao colocar a atenção na bolsa, para não esquecê-la em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles.
Esta é uma grande metáfora do preço que se paga, todos os dias, para manter, a dor, a bronca e a negatividade.
Principalmente quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem- se de mágoa, aumentando o stress e roubando nossa alegria.
Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.
Vamos lá... jogue fora suas "batatas" e Sorria!



”A parábola da caixinha

Um granjeiro pediu certa vez a um sábio, que o ajudasse a melhorar sua granja, que tinha baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel e colocou em uma caixa, fechou e entregou ao granjeiro, dizendo: "Leva esta caixa por todos os lados de sua granja, três vezes ao dia, durante um ano".

Assim fez o granjeiro. Pela manhã, ao ir ao campo segurando a caixa, encontrou um empregado dormindo, quando deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção. Ao meio dia, quando foi ao estábulo, encontrou o gado sujos e os cavalos sem alimentar.

E à noite, indo à cozinha com a caixa, deu-se conta de que o cozinheiro estava desperdiçando os gêneros. A partir daí, todos os dias ao percorrer sua granja, de um lado para outro, com seu amuleto, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.

Ao final do ano, voltou a encontrar o sábio e lhe disse: "Deixa esta caixa comigo por mais um ano; minha granja melhorou o rendimento desde que estou com o amuleto." O sábio riu e, abrindo a caixa, disse:- "Podes ter este amuleto pelo resto da sua vida." No papel havia escrito a seguinte frase: "Se queres que as coisas melhorem, deves acompanhá-las constantemente."



”Envelhecer

Envelheço quando me fecho para novas idéias e me torno radical;
Envelheço quando o novo me assusta e minha mente insiste em não aceitar;
Envelheço quando me torno impaciente,intransigente e não consigo dialogar;
Envelheço quando não tenho nada mais para aprender nem ensinar;
Envelheço quando penso demasiadamente em mim mesmo e de outros completamente me esqueço;
Envelheço quando não penso em ousar e já antevejo o preço que terei que pagar pelo ato, mesmo que os fatos insistam em me contrariar;
Envelheço quando tenho a chance de amar e daí o coração se põe a pensar: "Será que vale a pena correr o risco de me dar? Será que vai compensar?";
Envelheço quando permito que o cansaço e o desalento tomem conta de minha alma e me ponho a lamentar;
Envelheço, enfim, quando paro de lutar por dias melhores.



”Seria tão diferente

Seria tão diferente... se os sonhos de que a gente gosta não terminassem tão de repente.
... se os bons momentos da vida durassem eternamente.
... se as pessoas de quem a gente gosta gostassem um pouco da gente.
... se, quando a gente chorasse, fosse só de contente.
... se as pessoas que a gente ama sentissem o que a gente sente.
Mas é tudo tão diferente...
Os sonhos de que a gente gosta terminam tão de repente...
Os bons momentos da vida não duram eternamente.
As pessoas de quem a gente gosta nem sempre gostam da gente.
Das vezes que a gente chora, poucas vezes são de contente.
E as pessoas que a gente ama não sentem o mesmo que a gente...
Mas poderia ser tão diferente...
Dê-se uma chance de ser diferente.
Tente, ouse, opte pela felicidade, e aí será diferente!!!
"Feliz é aquele que acredita em seus sonhos, pois só assim poderá realizar seus vôos plenamente..."



”Estou Aprendendo

Estou aprendendo:
Que eu não posso exigir o amor de ninguém. Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência para que a vida faça o resto;
Que não importa o quanto certas coisas são importantes para mim. Tem gente que não dá a mínima e jamais conseguirei convencê-las;
Que não posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos.
Estou aprendendo:
Que posso usar meu charme por apenas 15 minutos, depois disso preciso saber do que estou falando;
Que posso fazer algo em um minuto e responder por isso o resto da minha vida;
Que, por mais que você corte um pão em fatia, esse pão continua tendo duas faces, e o mesmo vale para tudo o que cortamos do nosso caminho.
Estou aprendendo:
Que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser e devo ter paciência;
Que posso ir além dos limites que eu próprio me coloquei;
Que eu preciso escolher entre controlar meus pensamentos ou ser controlado por eles.
Estou aprendendo:
Que os heróis são pessoas que fazem o que acham que devem fazer naquele momento, independente do medo que sintam;
Que perdoar exige muita prática;
Que há muita gente que gosta de mim, mas que não consegue expressar isso.
Estou aprendendo:
Que, nos momentos mais difíceis, a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria piorar minha vida;
Que eu posso ficar furioso, tenho direito de me irritar, mas não tenho direito de ser cruel (eu não sei ser cruel);
Que jamais posso dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis.
Será uma tragédia para o mundo se eu conseguir convencê-la disso.
Estou aprendendo:
Que meu melhor amigo vai me machucar de vez em quando, e eu tenho que me acostumar com isso;
Que não é o bastante ser perdoado pelos outros; eu preciso me perdoar primeiro;
Que não importa o quanto meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai parar por causa disso.
Estou aprendendo:
Que, as circunstâncias de minha infância são responsáveis pelo que sou, mas não pelas escolhas que eu fiz quando adulto;
Que, numa briga, eu preciso escolher de que lado estou, mesmo quando não quero me envolver;
Que, quando duas pessoas discutem, não significa que elas se odeiem.
E quando duas pessoas não discutem não significam que elas se amem.
Estou aprendendo:
Que, por mais que eu queira proteger meus filhos, eles vão se machucar e eu também serei machucado, isso faz parte da vida;
Que minha existência pode mudar para sempre em poucas horas, por causa de gente que nunca vi antes;
Que diplomas na parede não fazem pessoas mais responsáveis ou sábias.
Estou aprendendo:
Que a palavra "amor" perde o seu significado, quando usada sem critério;
Que certas pessoas vão embora de qualquer maneira;
Que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, e não ferir as pessoas e saber lutar pelas coisas em que acredito.
É... eu estou aprendendo... E continuarei aprendendo no próximo milênio... (afinal, um milênio é pouco para viver).



”Nunca
Nunca se julgue velho demais para comemorar aniversários nem para fazer coisas que você sempre fez.
Nunca desista dos seus sonhos só porque imagina que eles nunca se tornarão realidade.
Nunca esqueça o som de uma boa gargalhada ou do amor visto nos olhos de alguém.
Nunca troque prazeres por más lembranças de coisas que já se perderam no tempo.
Nunca jogue fora o seu entusiasmo pela vida, crendo que está velho demais para isso, pois não é o que você sente, mas sim o que lhe disseram.
Há um profundo vale dentro de nós onde a primavera é eterna, onde não há sons de tristeza e onde os pássaros sempre cantam.
Mesmo que os seus passos já não sejam tão largos quanto os passos de um adolescente, mesmo que lhe pareçam muito diferentes as coisas que antes você enxergava de outra forma,não deixe a soma das décadas transformá-lo num ser amargo e sem esperanças.
Com a idade cresce nossa sabedoria e ela é uma bênção para todos nós.
Exiba os anos vividos como quem carrega um estandarte, girando-o brilhantemente em direção do sol.
Se piadistas lhe disserem que sua Vida está acabando, diga-lhes sorrindo sabiamente: Ela está apenas começando!



”Ame, simplesmente ame

A inteligência sem amor te faz perverso.
A justiça sem amor te faz implacável.
A diplomacia sem amor te faz hipócrita.
O êxito sem amor te faz arrogante.
A riqueza sem amor te faz avaro.
A docilidade sem amor te faz servil.
A pobreza sem amor te faz orgulhoso.
A beleza sem amor te faz fútil.
A autoridade sem amor te faz tirano.
O trabalho sem amor te faz escravo.
A simplicidade sem amor te deprecia.
A oração sem amor te faz introvertido e sem propósito.
A lei sem amor te escraviza.
A política sem amor te deixa egoísta.
A fé sem amor te deixa fanático.
A cruz sem amor se converte em tortura.
A vida sem amor... não tem sentido!



”A lenda do bambu Chinês

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, exceto o lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Então, no final do 5º. Ano, o bambu chinês, cresce até atingir a altura de 25 metros.
Um escritor de nome Covey escreveu: "Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava...
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos... Em nosso trabalho, especialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudanças... de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização.
Para ações, devemos sempre lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
Tenha sempre dois hábitos:
Persistência e Paciência, pois tu mereces alcançar todos os seus sonhos!!! É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão."



”A vida

Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar a viver, um trabalho não terminado, uma conta a ser paga. Aí sim, a vida de verdade começaria.
Por fim, cheguei a conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade. Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade.
A felicidade é o caminho! Assim, aproveite todos os momentos que você tem. E aproveite-os mais se você tem alguém especial para compartilhar, especial o suficiente para passar seu tempo; e lembre-se que o tempo não espera ninguém.
Portanto, pare de esperar até que você termine a faculdade;
Até que você volte para a faculdade;
Até que você perca 5 quilos;
Até que você ganhe 5 quilos;
Até que você tenha tido filhos;
Até que seus filhos tenham saído de casa;
Até que você se case;
Até que você se divorcie;
Até sexta à noite;
Até segunda de manhã;
Até que você tenha comprado um carro ou uma casa nova;
Até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos;
Até o próximo verão, outono, inverno;
Até que você esteja aposentado;
Até que a sua música toque;
Até que você tenha terminado seu drink;
Até que você esteja sóbrio de novo;
Até que você morra.
E decida que não há hora melhor para ser feliz do que AGORA MESMO...
Lembre-se "Felicidade é uma viagem, não um destino.
(Henfil)



”Poema da Prosperidade

Nem a tristeza, nem a desilusão
Nem a incerteza, nem a solidão
NADA ME IMPEDIRÁ DE SORRIR.
Nem o medo, nem a depressão,
Por mais que sofre meu coração,
NADA ME IMPEDIRÁ DE SONHAR.
Nem o desespero, nem a descrença,
Muito menos o ódio ou alguma ofensa,
NADA ME IMPEDIRÁ DE VIVER.
Em meio as trevas, entre os espinhos,
Nas tempestades e nos descaminhos,
NADA ME IMPEDIRÁ DE CRER EM DEUS.
Mesmo errando e aprendendo,
Tudo me será favorável,
Para que eu possa sempre evoluir
Preservar, servir, cantar,
Agradecer, perdoar, recomeçar...
QUERO VIVER O DIA DE HOJE
COMO SE FOSSE O PRIMEIRO,
COMO SE FOSSE O ÚLTIMO,
COMO SE FOSSE O ÚNICO.
Quero viver o momento de agora
Como se ainda fosse cedo,
Como se nunca fosse tarde.
Quero manter o otimismo,
Conservar o equilíbrio,
Fortalecer a minha esperança,
Recompor minhas energias,
Para prosperar na minha missão
E viver alegre todos os dias.
Quero caminhar na certeza de chegar,
Quero lutar na certeza de vencer,
Quero buscar na certeza de alcançar,
Quero saber esperar
Para poder realizar os ideais do meu ser.
Enfim,
Quero dar o máximo de mim,
para viver intensamente e maravilhosamente
TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA.



”Vende-se

Tempos atrás, o dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:
- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Poderá redigir o anúncio para o jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:
"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeiro. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda".
Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.
- Nem pensei mais nisso, disse o homem... Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que eu tinha.
Reflita e veja se você não está fazendo isso com algo ou alguém em sua vida. Não espere perder para aprender a dar valor ao que se tem.



”Nós e o espelho

Alguém, muito desanimado, entrou numa igreja e em determinado momento disse para Deus:
"Senhor, aqui estou porque em igrejas não há espelhos, pois, nunca me senti satisfeito com minha aparência."
Subitamente uma folha de papel caiu aos seus pés, vinda do alto do templo. Atônito, ele a apanhou e nela viu a seguinte mensagem:
Minha criatura, nenhuma das minhas obras veio ou ficou sem beleza, pois, a feiúra é invenção dos homens e não minha.
Não importa se um corpo é gordo ou magro, ele é o templo do espírito e este é eterno.
Não importa se braços são longos ou curtos, sua função é o desempenho do trabalho honesto.
Não importa se as mãos são delicadas ou grosseiras, sua função é dar e receber o Bem.
Não importa a aparência dos pés, sua função é tomar o rumo do Amor e da Humildade.
Não importa o tipo de cabelo, e se ele existe ou não numa cabeça,o que importa são os pensamentos que por ela passam.
Não importa a forma ou a cor dos olhos, o que importa é que eles vejam o valor da Vida.
Não importa um formato de nariz, o que importa é inspirar e expirar a Fé.
Não importa se a boca é graciosa ou sem atrativos, o que importa são as palavras que saem dela.
Ainda atônito, esse alguém dirigiu-se para a porta de saída, que tinha algumas partes de vidro.
Nesse exato momento sentiu que toda sua vida se modificaria.
Havia esse lembrete na porta aderido:
"Veja com bons olhos seu reflexo neste vidro e lembre-se de tudo que
deixei escrito. Observe que não há uma única linha sobre Mim que afirme que sou bonito."
Um abraço carinhosamente dado! SEMPRE!
"Vivemos na era da idolatria do corpo.
MAS A ALMA DE TODA CULTURA É A CULTURA DA ALMA"



”Persistência

Não havia nada que eu pudesse fazer, mas eu fiz.
Alcançar tal coisa era impossível, e eu a busquei.
Não havia mais esperanças, e eu as mantive.
Não restava tempo para mais nada, mas eu lutei até a última hora.
Não queriam mais. Eu insisti.
A última palavra havia sido dada, mas eu ainda assim falei.
Enfim... Estou passando pela vida e tudo vai se fechando.
Mas a felicidade está em mim.
Pois se nada tenho, por tudo lutei.
E sem me arrepender de nada, num futuro poderei dizer: TENTEI.
O passado é uma lição para se meditar, não para se reproduzir...
Somente a tentativa nos possibilita a conquista.



”Perdoar

"E perdoa-nos nossas dívidas assim como nós já perdoamos aos nossos devedores."
Pedir sem espírito de retribuição não é justo. A Lei do Mérito funciona em todos os destinos. Deus, sendo Lei, não perdoa, isentando a pessoa da responsabilidade perante os erros cometidos. Esse perdão se manifesta na forma de oportunidades regenerativas.
Você estará salvo de maiores sofrimentos na medida em que se dispuser a servir, amar e perdoar. Perdoar é não guardar ressentimentos. É não revidar. Se você já sabe perdoar, Deus lhe aumentará as oportunidades de trabalho com alegria e paz.



”Escolhas

Se eu pudesse escolher seria feliz, pelo menos, oito horas por dia.
Todos os dias.
Reservaria o tempo restante para viver as pequenas agruras naturais.
Mas seriam leves.
Porque haveria a certeza de que a cada dia eu teria a minha cota de felicidade.
Se eu pudesse escolher reservaria algumas horas, todos os dias,
para fazer só o que pudesse fazer os outros felizes.
Dedicação total.
Se eu pudesse escolher, pararia qualquer coisa que estivesse fazendo
às cinco horas da tarde e me sentaria para assistir ao pôr do sol.
Escolheria lugares especiais.
Procuraria não me repetir muito.
O horário do pôr do sol seria algo assim, sagrado.
O meu horário para observar a Deus.
Se eu pudesse escolher, viveria entre o mar e as montanhas.
No meio do caminho.
Nem muito longe de um, nem muito longe do outro.
Plantaria flores, teria vasos na janela, muitos livros na cabeceira da cama e à noite, depois do trabalho - sim, porque se eu pudesse escolher trabalharia sempre, produziria sempre - eu me sentaria para contemplar o céu, as estrelas, a noite.
Se eu pudesse escolher, sorriria sempre.
Mas choraria também, às vezes, para não esquecer o que a lágrima significa.
Viver só de sorrisos não é uma boa opção.
Se eu pudesse escolher, faria uma declaração de amor todos os dias.
Só para sentir aquele sabor de ridículo que nos enche alma e que é imprescindível à felicidade.
Se eu pudesse escolher, plantaria sementes e "perderia" horas vendo-as germinar e lamentaria por aquelas que não conseguissem se transformar em flor.
Se eu pudesse escolher, viveria a vida de uma forma mais leve, menos dolorosa, mais intensa, menos angustiante.
Nem sempre temos como opções as escolhas que faríamos se pudéssemos escolher.
Mas há escolhas que nos são oferecidas sempre.
A de provocarmos sorrisos, de abraçarmos, de dizermos que amamos para quem amamos mesmo que eles não entendam o que é amor.
A possibilidade de transformarmos dentro de nós o cenário e aprendermos que, como não temos muitas escolhas, precisamos viver quinze minutos de felicidade com tanta intensidade que eles possam ser transformados em horas, dias, meses, no tempo que escolhermos.
Se pudéssemos escolher...



”O outro lado do meu computador

Algumas vezes olho pra essa telinha e fico imaginando...
quem realmente estará do lado de lá?
Quero acreditar que é alguém, que mesmo "virtual" é real, (porque anjos não sabem teclar) que se tocar meu coração o fará com cuidado
pra não me machucar, porque posso ser sensível...
porque talvez eu possa vir a dizer o que realmente penso ou sinto.
porque posso precisar desse alguém
talvez tanto ou mais do que ele precise de mim...
quem sabe até eu possa também ser alguém...
gente como quem está do outro lado!
Que não me deixe magoá-lo
E se isso acontecer algum dia,
Que eu fique sabendo porque posso ter magoado sem querer!
Quero acreditar que faço alguém feliz aqui...
Mas se por acaso não acontecer assim, não me ignore...
não me faça sentir pior do que talvez eu já me sinta apenas tente que eu compreenda...
Se eu tiver erros, que me diga quais são para que eu não volte a errar...
Não me importa em que programa a gente se encontrou, não me importa se você tem câmera, se te vejo ou se te escuto...
não faz diferença como você é fisicamente, nem a sua idade, nem seu estado civil, só quero me sentir alguém especial para você e fazer com que você se sinta sempre especial para mim!



”Eu hoje joguei tanta coisa fora

(Carlos Drummond Andrade)
Não importa onde você parou... em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e necessário"recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... é renovar as esperanças na vida e o mais importante...
acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período?
foi aprendizado...
Chorou muito?
foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?
foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes?
é por que fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido?
era o indício da tua melhora...
Pois ...agora é hora de reiniciar... de pensar na luz...
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal um novo emprego?
Uma nova profissão?
Um corte de cabelo arrojado... diferente?
Um novo curso...ou aquele velho desejo de aprender a pintar... desenhar...dominar o computador... qualquer outra coisa...
Olha quanto desafio... quanta coisa nova nesse mundo de meu Deus te esperando.
Está se sentindo sozinho? besteira... tem tanta gente que você afastou com o seu "período de isolamento"...
tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza... nem nós mesmos nos suportamos...
ficamos horríveis...
o mal humor vai comendo nosso fígado... até a boca fica amarga.
Recomeçar... hoje é um bom dia para começar
novos desafios.
Onde você quer chegar? ir alto... sonhe alto... queira o melhor do melhor...
queira coisas boas para a vida...
pensando assim trazemos prá nós aquilo que
desejamos...
se pensamos pequeno... coisas pequenas teremos...
se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor...
o melhor vai se instalar na nossa vida.
É hoje o dia da faxina mental...
joga fora tudo que te prende ao passado...
ao mundinho de coisas tristes... fotos...
peças de roupa, papel de bala...
ingressos de cinema bilhetes de viagens...
e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados...
jogue tudo fora...
mas principalmente... esvazie seu coração...
fique pronto para a vida... para um novo amor...
Lembre-se somos apaixonáveis...
somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...
afinal de contas...
Nós somos o "Amor"...
Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura."



”Vencedor e Perdedor

1. Quando um vencedor comete um erro, diz: "Eu errei!"

Quando um perdedor comete um erro, diz: "Não foi minha culpa."

2. Um vencedor trabalha duro e tem mais tempo.

Um perdedor está sempre "muito ocupado" para fazer o que é necessário.

3. Um vencedor enfrenta e supera o problema.

Um perdedor dá voltas e nunca consegue resolvê-lo.

4. Um vencedor se compromete.

Um perdedor faz promessas.

5. Um vencedor diz: "Eu sou bom, porém não tão bom como gostaria de ser."

Um perdedor diz: "Eu não sou tão ruim como tantos outros."

6. Um vencedor escuta, compreende e responde.

Um perdedor somente espera uma oportunidade para falar.

7. Um vencedor respeita aqueles que são superiores a ele e trata de aprender algo com eles.

Um perdedor resiste àqueles que são superiores a ele e trata de encontrar seus defeitos.

8. Um vencedor se sente responsável por algo mais do que somente o seu trabalho.

Um perdedor não colabora e sempre diz: "Eu somente faço o meu trabalho."

9. Um vencedor diz: "Deve haver melhor forma de fazê-lo..."

Um perdedor diz: "Esta é a maneira que sempre fizemos."

10. Um vencedor compartilha esta mensagem com os amigos...

Um perdedor guarda-a para si mesmo porque não tem tempo...

Gerson M. Pires